Esquema de Pirâmede

Um banqueiro brincava em seu esquema de pirâmede, erguendo seu majestoso castelo de cartas, a economia foi abalada por um sopro, e lá se foi a pirâmede ao chão.
Madoff foi preso na quinta-feira, depois de ter confessado a empregados que uma de suas empresas de fundos de hedge eram, na realidade, um “esquema de pirâmide”, que entrou em colapso com a crise financeira mundial. Com promessas de lucros, a única fonte de receita do esquema eram os novos investidores, que acabavam pagando pelos mais antigos. Estima-se que o tamanho da fraude pode passar de US$ 50 bilhões, afetando fundos de hedge, investidores privados e grandes bancos de todo o mundo. As informações são da Dow Jones. [Abril.com.br]
Movimentos semelhantes aconteceram em empresas gigantes que agora se agarram na saia de governos para não quebrarem, como está fazendo a GM.
O departamento do Tesouro assinalou na sexta-feira que o Governo “está pronto para prevenir uma quebra iminente” e a Casa Branca disse que permitir a quebra seria “irresponsável”. [Abril.com.br]
Chegou a hora de algo no mundo mudar. Se um período difícil não acontecer nos próximos anos, espere o absoluto desespero em algumas décadas. Não adianta colocar band-aid em uma hemorragia.
__
foto: berbecarpet.
