Clique aqui e conheça um blog em extinção

A diferença etílica entre o rico e o pobre

Vinho Campo Largo

Campo Largo Tinto
880ml – R$ 4,82

 

Garafa de vinho

Brunello di Montalcino Riserva 1997
750ml – R$4699,00

Em todas as escalas possíveis e imagináveis a diferença entre o rico e o pobre existe. Enquanto Paris Hilton fica bêbada com um espumante de milhares de dólares, uma garota da periferia mama um garrafão de vinho que custou menos de dez reais.

Explorar os limites dessa divisão impressiona. Descobri algumas bebidas na seção de bebidas (só poderia ser) do Submarino. Num dos vinhos o ml chega a custa quase R$7. É a garrafa do “Brunello di Montalcino Riserva 1997” com 750ml: R$4699,00.

A diferença de preço para o vinho Campo Largo (vinho de pobre) é de hilariantes 974%. Hoje a garrafa de 880ml do Campo Largo Tinto sai aproximadamente por R$5,00.

Permita-me: Porra! Como pode existir uma diferença dessa classe? Não sou um completo ignorante para afirmar que os dois vinhos são iguais, mas sou consciente o suficiente para perceber que milhões de trabalhadores ganham menos em um ano do que custa aquela garrafa.

A nossa sociedade “competitiva capitalista canibalista” jamais deve desejar se tornar um socialismo “um tênnis para você, uma para ele”. No entanto essas diferenças horrendas como a do vinho estão fora do que se pode chamar de aceitável.

Afinal o vinho serve para deixar bêbado independentemente do preço.

Precisamos de um garrafão, digo: Revolução!

[BL]Vinho Tinto, Vinho de rico, Vinho de pobre[/BL]

Postado em 12/2/2007 por rslonik

44 Comentários to “A diferença etílica entre o rico e o pobre”

Anderssauro 12/2/2007 às 5:22 am

Aqui em Curitiba o Campo Largo é 3,50!

/o/

E no Largo da Ordem depois da meia noite é 3,00!

/o/ /o/

se eu beber um Brunello di Montalcino Riserva 1997 eu não vou querer mijar nunca!

=O

Rafael Slonik 12/2/2007 às 5:48 am

Imagina que mulher que tem que ser para dar uma taça de Riserva de presente pra ela.

Já o Campo Largo é amplamente usado como presente para, digamos, deixar as mulheres mais soltas.

Anderssauro 12/2/2007 às 10:22 am

Aqui em Curitiba o Campo Largo é 3,50!
/o/
E no Largo da Ordem depois da meia noite é 3,00!
/o/ /o/
se eu beber um Brunello di Montalcino Riserva 1997 eu não vou querer mijar nunca!
=O

Anderssauro 12/2/2007 às 10:22 am

Aqui em Curitiba o Campo Largo é 3,50!
/o/
E no Largo da Ordem depois da meia noite é 3,00!
/o/ /o/
se eu beber um Brunello di Montalcino Riserva 1997 eu não vou querer mijar nunca!
=O

Fabio Morróid 12/2/2007 às 7:41 am

Rafael

Esses vinhos tipo Goes, Sangue de Boi, Campo Largo, etc, nem considerado vinho eles são. Sério, esses sim a intenção é só deixar bêbado mesmo. :) Eles são feitos com uvas americanas, e são chamados de MORANGUEIROS, o vinho do nome ai é só pra vender. Estes inclusive são proibidos de vender em alguns lugares, porque nõa fazem bem pra ninguém, sério, não faz bem pra saúde… tem metanol, tem mais umas toxinas. Esse vinho se vc deixar 2 meses aberto vira vinagre, e periga até de matar o peão que tomar.

Agora, um BOM vinho, como os da casa Biondi Santi acima citado, são feitos com uvas especiais, em solo especial (geralmente o solo onde é produzido esses vinhos são considerados os mais caros do mundo devido ao clima), fora que ele é um reserva, ou seja, 10 anos de conservação sendo diariamente tratado por especialistas, o processo pra embalar é super complexo, porque não pode gerar bolhas de ar dentro do vinho (uma bolha fode o vinho inteiro), entre outras coisas. Tudo isso encarece o preço da coisa. E são estes vinhos que os médicos e especialistas falam que fazem bem pra saúde se vc tomar uma tacinha por dia.

Alias, quem bebe e fica bêbado é pobre, rico só degusta levemente! :D

Rafael Slonik 12/2/2007 às 10:48 am

Imagina que mulher que tem que ser para dar uma taça de Riserva de presente pra ela.

Já o Campo Largo é amplamente usado como presente para, digamos, deixar as mulheres mais soltas.

Rafael Slonik 12/2/2007 às 10:48 am

Imagina que mulher que tem que ser para dar uma taça de Riserva de presente pra ela.

Já o Campo Largo é amplamente usado como presente para, digamos, deixar as mulheres mais soltas.

Felipe 12/2/2007 às 9:32 am

mas vamos ser sinceros…se eu fosse podre de rico ( coisa que infelizmente nao sou :P ) eu não iria tomar um campo largo de 5R$ nem a pau!

se tu chegou no topo, tu vai querer viver a altura oras!

isso que eh o capitalismo, se existe um vinho desses, eh pq tem mercado, pode ter certeza.

Fabio Morróida 12/2/2007 às 12:41 pm

Rafael

Esses vinhos tipo Goes, Sangue de Boi, Campo Largo, etc, nem considerado vinho eles são. Sério, esses sim a intenção é só deixar bêbado mesmo. :) Eles são feitos com uvas americanas, e são chamados de MORANGUEIROS, o vinho do nome ai é só pra vender. Estes inclusive são proibidos de vender em alguns lugares, porque nõa fazem bem pra ninguém, sério, não faz bem pra saúde… tem metanol, tem mais umas toxinas. Esse vinho se vc deixar 2 meses aberto vira vinagre, e periga até de matar o peão que tomar.

Agora, um BOM vinho, como os da casa Biondi Santi acima citado, são feitos com uvas especiais, em solo especial (geralmente o solo onde é produzido esses vinhos são considerados os mais caros do mundo devido ao clima), fora que ele é um reserva, ou seja, 10 anos de conservação sendo diariamente tratado por especialistas, o processo pra embalar é super complexo, porque não pode gerar bolhas de ar dentro do vinho (uma bolha fode o vinho inteiro), entre outras coisas. Tudo isso encarece o preço da coisa. E são estes vinhos que os médicos e especialistas falam que fazem bem pra saúde se vc tomar uma tacinha por dia.

Alias, quem bebe e fica bêbado é pobre, rico só degusta levemente! :D

Fabio Morróida 12/2/2007 às 12:41 pm

Rafael

Esses vinhos tipo Goes, Sangue de Boi, Campo Largo, etc, nem considerado vinho eles são. Sério, esses sim a intenção é só deixar bêbado mesmo. :) Eles são feitos com uvas americanas, e são chamados de MORANGUEIROS, o vinho do nome ai é só pra vender. Estes inclusive são proibidos de vender em alguns lugares, porque nõa fazem bem pra ninguém, sério, não faz bem pra saúde… tem metanol, tem mais umas toxinas. Esse vinho se vc deixar 2 meses aberto vira vinagre, e periga até de matar o peão que tomar.

Agora, um BOM vinho, como os da casa Biondi Santi acima citado, são feitos com uvas especiais, em solo especial (geralmente o solo onde é produzido esses vinhos são considerados os mais caros do mundo devido ao clima), fora que ele é um reserva, ou seja, 10 anos de conservação sendo diariamente tratado por especialistas, o processo pra embalar é super complexo, porque não pode gerar bolhas de ar dentro do vinho (uma bolha fode o vinho inteiro), entre outras coisas. Tudo isso encarece o preço da coisa. E são estes vinhos que os médicos e especialistas falam que fazem bem pra saúde se vc tomar uma tacinha por dia.

Alias, quem bebe e fica bêbado é pobre, rico só degusta levemente! :D

Alexandre 12/2/2007 às 9:54 am

Ainda falando sobre discrepancias: por mais talentoso que seja um ser humano na sua área de atuação… o que faz um cabra merecer ganhar mais de 500 MIL por mês?? ou mais de 1 MILHAO ??? como alguns esportistas… nao concordo com isso

gnomo 12/2/2007 às 10:00 am

Com essa robalheira toda das igrejas, eu aposto que Jesus tomava de Brunello di Montalcino Riserva pra cima! uioaheoiuaheiuhae

Realmente é uma diferença gritante, eu nunca pensei que um vinho fosse custar tanto assim, até uns 500 reais é meio ponderado, mas quase 5000 numa garrafa, mesmo se eu fosse rico eu não compraria não.

Alexandre, até concordo que ganhar 1 milhão por mês é absurdo, mas também temos que ver quantos anos um jogador trabalha, ele não vai ter 50 anos e vai jogar bola, por isso a renda dele tem que ser mais alta, pois a carreira é curta, o problema é que se não me engano 5% dos jogadores ganha isso, o resto não passa de mil por mês.

Leo Paiva 12/2/2007 às 11:18 am

Alexandre:

O que faz um esportista ganhar R$ 500 mil ou R$ 1 milhão é o retorno financeiro que ele dá pra quem tá bancando esse salário.

Se ele ganha 1 milhão, deve render no mínimo R$ 10 milhões pro "patrão" ou patrocinador :)

abraços!

Felipe 12/2/2007 às 2:32 pm

mas vamos ser sinceros…se eu fosse podre de rico ( coisa que infelizmente nao sou :P ) eu não iria tomar um campo largo de 5R$ nem a pau!
se tu chegou no topo, tu vai querer viver a altura oras!
isso que eh o capitalismo, se existe um vinho desses, eh pq tem mercado, pode ter certeza.

Felipe 12/2/2007 às 2:32 pm

mas vamos ser sinceros…se eu fosse podre de rico ( coisa que infelizmente nao sou :P ) eu não iria tomar um campo largo de 5R$ nem a pau!
se tu chegou no topo, tu vai querer viver a altura oras!
isso que eh o capitalismo, se existe um vinho desses, eh pq tem mercado, pode ter certeza.

Alexandre 12/2/2007 às 2:54 pm

Ainda falando sobre discrepancias: por mais talentoso que seja um ser humano na sua área de atuação… o que faz um cabra merecer ganhar mais de 500 MIL por mês?? ou mais de 1 MILHAO ??? como alguns esportistas… nao concordo com isso

Alexandre 12/2/2007 às 2:54 pm

Ainda falando sobre discrepancias: por mais talentoso que seja um ser humano na sua área de atuação… o que faz um cabra merecer ganhar mais de 500 MIL por mês?? ou mais de 1 MILHAO ??? como alguns esportistas… nao concordo com isso

gnomo 12/2/2007 às 3:00 pm

Com essa robalheira toda das igrejas, eu aposto que Jesus tomava de Brunello di Montalcino Riserva pra cima! uioaheoiuaheiuhae

Realmente é uma diferença gritante, eu nunca pensei que um vinho fosse custar tanto assim, até uns 500 reais é meio ponderado, mas quase 5000 numa garrafa, mesmo se eu fosse rico eu não compraria não.

Alexandre, até concordo que ganhar 1 milhão por mês é absurdo, mas também temos que ver quantos anos um jogador trabalha, ele não vai ter 50 anos e vai jogar bola, por isso a renda dele tem que ser mais alta, pois a carreira é curta, o problema é que se não me engano 5% dos jogadores ganha isso, o resto não passa de mil por mês.

gnomo 12/2/2007 às 3:00 pm

Com essa robalheira toda das igrejas, eu aposto que Jesus tomava de Brunello di Montalcino Riserva pra cima! uioaheoiuaheiuhae

Realmente é uma diferença gritante, eu nunca pensei que um vinho fosse custar tanto assim, até uns 500 reais é meio ponderado, mas quase 5000 numa garrafa, mesmo se eu fosse rico eu não compraria não.

Alexandre, até concordo que ganhar 1 milhão por mês é absurdo, mas também temos que ver quantos anos um jogador trabalha, ele não vai ter 50 anos e vai jogar bola, por isso a renda dele tem que ser mais alta, pois a carreira é curta, o problema é que se não me engano 5% dos jogadores ganha isso, o resto não passa de mil por mês.

gnomo 12/2/2007 às 12:30 pm

Esses vinhos aí Rafael devem ter um gosto tão diferente do que a gente ta acostumado que nem vai se parecer vinho, a gente ta acostumado com esses com gosto de 'tang de uva' aiuehiuaehiuaheiu.

Leo Paiva 12/2/2007 às 4:18 pm

Alexandre:

O que faz um esportista ganhar R$ 500 mil ou R$ 1 milhão é o retorno financeiro que ele dá pra quem tá bancando esse salário.

Se ele ganha 1 milhão, deve render no mínimo R$ 10 milhões pro “patrão” ou patrocinador :)

abraços!

Leo Paiva 12/2/2007 às 4:18 pm

Alexandre:

O que faz um esportista ganhar R$ 500 mil ou R$ 1 milhão é o retorno financeiro que ele dá pra quem tá bancando esse salário.

Se ele ganha 1 milhão, deve render no mínimo R$ 10 milhões pro “patrão” ou patrocinador :)

abraços!

gnomo 12/2/2007 às 5:30 pm

Esses vinhos aí Rafael devem ter um gosto tão diferente do que a gente ta acostumado que nem vai se parecer vinho, a gente ta acostumado com esses com gosto de ‘tang de uva’ aiuehiuaehiuaheiu.

gnomo 12/2/2007 às 5:30 pm

Esses vinhos aí Rafael devem ter um gosto tão diferente do que a gente ta acostumado que nem vai se parecer vinho, a gente ta acostumado com esses com gosto de ‘tang de uva’ aiuehiuaehiuaheiu.

Fabio Morróid 13/2/2007 às 11:18 pm

@Alexandre

se vc for no mínimo inteligente na maneira que aplica seu dinheiro, vc consegue fazer o dinheiro multiplicar… teoria básica de juros compostos… depois de 10 anos rendendo, seu 1 milhão vai tá rendendo MUITO por mês.

@gnomo

5 mil ainda é pouco… ve os que eu coloquei lá no meu site -> http://www.dinheirocomprafelicidade.com

tem vinho que a garrafa nem tem preço, é inestimável.

@rafael

faça isso! vc não vai se arrepender de ter gasto um pouqinho mais! :D

@gnomo

cara… nem tang de uva é… é do alcool produzido pela uva, que é horrível.

o gosto de um bom vinho, se bem apreciado claro (se vc armazenar de qq jeito e jogar ele em qq copo, não esquenta, vai ser igual o góes de 1.50) é algo indescritível.

Fabio Morróida 14/2/2007 às 4:18 am

@Alexandre
se vc for no mínimo inteligente na maneira que aplica seu dinheiro, vc consegue fazer o dinheiro multiplicar… teoria básica de juros compostos… depois de 10 anos rendendo, seu 1 milhão vai tá rendendo MUITO por mês.

@gnomo
5 mil ainda é pouco… ve os que eu coloquei lá no meu site -> http://www.dinheirocomprafelicidade.com

tem vinho que a garrafa nem tem preço, é inestimável.

@rafael
faça isso! vc não vai se arrepender de ter gasto um pouqinho mais! :D

@gnomo
cara… nem tang de uva é… é do alcool produzido pela uva, que é horrível.
o gosto de um bom vinho, se bem apreciado claro (se vc armazenar de qq jeito e jogar ele em qq copo, não esquenta, vai ser igual o góes de 1.50) é algo indescritível.

Fabio Morróida 14/2/2007 às 4:18 am

@Alexandre
se vc for no mínimo inteligente na maneira que aplica seu dinheiro, vc consegue fazer o dinheiro multiplicar… teoria básica de juros compostos… depois de 10 anos rendendo, seu 1 milhão vai tá rendendo MUITO por mês.

@gnomo
5 mil ainda é pouco… ve os que eu coloquei lá no meu site -> http://www.dinheirocomprafelicidade.com

tem vinho que a garrafa nem tem preço, é inestimável.

@rafael
faça isso! vc não vai se arrepender de ter gasto um pouqinho mais! :D

@gnomo
cara… nem tang de uva é… é do alcool produzido pela uva, que é horrível.
o gosto de um bom vinho, se bem apreciado claro (se vc armazenar de qq jeito e jogar ele em qq copo, não esquenta, vai ser igual o góes de 1.50) é algo indescritível.

Polesi 28/2/2007 às 11:14 am

A melhor resposta para isso é; existe mercado.

Se ninguém topasse pagar esse preço pelo vinho ninguém iria nem mesmo fabricar tal vinho.

O mesmo acontece com qualquer outro produto. Um carro de 8 ou 10 milhões só existe por que alguém compra.

Não penso que seja uma questão de "justiça"x"injustiça", penso que seria uma questão de sociedade.

Veja ingressos de teatro serem as vezes vendidos por 4 ou 5 vezes o valor que foi comprado. Isso acontece por que tem mercado. A pessoa quer assistir ao espetaculo, prefere pagar mais caro para o cambista, do que não assistir.

Uma bolsa de marca falsificada (ou um tênis, ou outro produto), quem olha, simplesmente não sabe a diferença, precisa ser um especialista e examinar muito bem. Então a diferença não está no produto, está na pesssoa que usa: uma tem dinheiro para comprar o verdadeiro a outra não.

Nunca vai ser mudado isso.

Polesi

Polesi 28/2/2007 às 5:14 pm

A melhor resposta para isso é; existe mercado.
Se ninguém topasse pagar esse preço pelo vinho ninguém iria nem mesmo fabricar tal vinho.
O mesmo acontece com qualquer outro produto. Um carro de 8 ou 10 milhões só existe por que alguém compra.
Não penso que seja uma questão de “justiça”x”injustiça”, penso que seria uma questão de sociedade.
Veja ingressos de teatro serem as vezes vendidos por 4 ou 5 vezes o valor que foi comprado. Isso acontece por que tem mercado. A pessoa quer assistir ao espetaculo, prefere pagar mais caro para o cambista, do que não assistir.

Uma bolsa de marca falsificada (ou um tênis, ou outro produto), quem olha, simplesmente não sabe a diferença, precisa ser um especialista e examinar muito bem. Então a diferença não está no produto, está na pesssoa que usa: uma tem dinheiro para comprar o verdadeiro a outra não.

Nunca vai ser mudado isso.

Polesi

Polesi 28/2/2007 às 5:14 pm

A melhor resposta para isso é; existe mercado.
Se ninguém topasse pagar esse preço pelo vinho ninguém iria nem mesmo fabricar tal vinho.
O mesmo acontece com qualquer outro produto. Um carro de 8 ou 10 milhões só existe por que alguém compra.
Não penso que seja uma questão de “justiça”x”injustiça”, penso que seria uma questão de sociedade.
Veja ingressos de teatro serem as vezes vendidos por 4 ou 5 vezes o valor que foi comprado. Isso acontece por que tem mercado. A pessoa quer assistir ao espetaculo, prefere pagar mais caro para o cambista, do que não assistir.

Uma bolsa de marca falsificada (ou um tênis, ou outro produto), quem olha, simplesmente não sabe a diferença, precisa ser um especialista e examinar muito bem. Então a diferença não está no produto, está na pesssoa que usa: uma tem dinheiro para comprar o verdadeiro a outra não.

Nunca vai ser mudado isso.

Polesi

Fenicio 27/8/2007 às 10:20 am

Polesi,

Essa sua resposta foi a mais interessante. Nem vale a pena explicar sobre qualidade na fabricação do vinho.

O vinho mais caro poderia ser feito com a urina do filho do fabricante, mesmo assim por ser famoso e caro teria gente para pagar o preço e gente imbecil para acreditar que o preço é fruto apenas da sofisticação e não do valor que as pessoas atribuem.

Quando se vende um produto de primeira necessidade, estamos consumindo um produto que sem ele teríamos algum tipo de problema.

Um supérfluo caro não é o produto em si que estamos comprando e sim o STATUS, a idéia na cabeça das pessoas de que: compra um desses quem pode.

Se existe mercado para o produto ele vai existir. É assim com tudo que é caro. Pessoas que compram pela simples necessidade de ostentar, se tornar superior através do poder aquisitivo, geralmente não tem outras qualidades a se prezar.

Quanto à qualidade dos vinhos, um vinho com preço não mais que R$ 50 reais a garrafa, além de não causar problemas de saúde e possuir um sabor agradável, faz tão bem para o coração quanto o Brunello. A não ser que seu cardiologista ganhe comissão do fabricante.

Fenicio 27/8/2007 às 10:20 am

Polesi,

Essa sua resposta foi a mais interessante. Nem vale a pena explicar sobre qualidade na fabricação do vinho.

O vinho mais caro poderia ser feito com a urina do filho do fabricante, mesmo assim por ser famoso e caro teria gente para pagar o preço e gente imbecil para acreditar que o preço é fruto apenas da sofisticação e não do valor que as pessoas atribuem.

Quando se vende um produto de primeira necessidade, estamos consumindo um produto que sem ele teríamos algum tipo de problema.

Um supérfluo caro não é o produto em si que estamos comprando e sim o STATUS, a idéia na cabeça das pessoas de que: compra um desses quem pode.

Se existe mercado para o produto ele vai existir. É assim com tudo que é caro. Pessoas que compram pela simples necessidade de ostentar, se tornar superior através do poder aquisitivo, geralmente não tem outras qualidades a se prezar.

Quanto à qualidade dos vinhos, um vinho com preço não mais que R$ 50 reais a garrafa, além de não causar problemas de saúde e possuir um sabor agradável, faz tão bem para o coração quanto o Brunello. A não ser que seu cardiologista ganhe comissão do fabricante.

Fenicio 27/8/2007 às 7:20 am

Polesi,

Essa sua resposta foi a mais interessante. Nem vale a pena explicar sobre qualidade na fabricação do vinho.

O vinho mais caro poderia ser feito com a urina do filho do fabricante, mesmo assim por ser famoso e caro teria gente para pagar o preço e gente imbecil para acreditar que o preço é fruto apenas da sofisticação e não do valor que as pessoas atribuem.

Quando se vende um produto de primeira necessidade, estamos consumindo um produto que sem ele teríamos algum tipo de problema.

Um supérfluo caro não é o produto em si que estamos comprando e sim o STATUS, a idéia na cabeça das pessoas de que: compra um desses quem pode.

Se existe mercado para o produto ele vai existir. É assim com tudo que é caro. Pessoas que compram pela simples necessidade de ostentar, se tornar superior através do poder aquisitivo, geralmente não tem outras qualidades a se prezar.

Quanto à qualidade dos vinhos, um vinho com preço não mais que R$ 50 reais a garrafa, além de não causar problemas de saúde e possuir um sabor agradável, faz tão bem para o coração quanto o Brunello. A não ser que seu cardiologista ganhe comissão do fabricante.

murgo 9/3/2008 às 8:01 pm

tem muita diferença entre entre um vinho de 5 e esse sim… eu não entendo muito de vinho…na verdade nao gosto de bebida alcolica… mas quando eu tomei um brunello gostei…. é um vinho maravilhoso……o sabor..o aroma….´não tem comparação!

murgo 9/3/2008 às 8:01 pm

tem muita diferença entre entre um vinho de 5 e esse sim… eu não entendo muito de vinho…na verdade nao gosto de bebida alcolica… mas quando eu tomei um brunello gostei…. é um vinho maravilhoso……o sabor..o aroma….´não tem comparação!

murgo 9/3/2008 às 5:01 pm

tem muita diferença entre entre um vinho de 5 e esse sim… eu não entendo muito de vinho…na verdade nao gosto de bebida alcolica… mas quando eu tomei um brunello gostei…. é um vinho maravilhoso……o sabor..o aroma….´não tem comparação!

milla 6/6/2008 às 6:52 pm

O problema é, quanto um cara, até mesmo com curso superior, tem que ralar pra comprar um vinho desses?
será que vale a pena?

milla 6/6/2008 às 6:52 pm

O problema é, quanto um cara, até mesmo com curso superior, tem que ralar pra comprar um vinho desses?
será que vale a pena?

milla 6/6/2008 às 3:52 pm

O problema é, quanto um cara, até mesmo com curso superior, tem que ralar pra comprar um vinho desses?
será que vale a pena?