Ubuntu Linux

Seres humanos que utilizam as tarefas básicas de um computador podem facilmente usar o Ubuntu. Há tempos, quando não consegui lidar com ele, a causa foi minha necessidade de desenvolvimento de páginas web. A diferença dos caminhos das pastas e de softwares me complicou muito.

Vamos para a histórinha. Alguém muito mal-intencionado jogou alguma merda no meu computador - voodoo? talvez. Num minuto eu estava no Windows. Fui reiniciar a máquina por um motivo qualquer e pã! Morreu.

Então corri para minha mídia (CD, para os menos espertos) do XP. O computador nem se dava ao luxo de identificar o CD quando estava iniciando. Lembrei de um Ubuntu, pedido via ShipIt - serviço de etrega gratuita de Ubuntu’s. Rodou, instalei, ok.

Foi um parto de dois dias para atualizar da versão 6.06 para a 7. sei lá o que. Não o download, esse levou 40 minutos para cada versão. O problema é que não tem como ir direto da 6.06 para a 7.xx. Mas, tudo bem.

Um dia usando e tenho diversas impressões sobre o Linux Ubuntu. Comentários negando a existência dos fatos que vou colocar, serão ignorados.

Linux trava. Em dois dias já travou umas três vezes. Travar de morrer. E nem sei onde fica o ctrl+alt+del. O jeito foi desligar manualmente.

Firefox é instável no Ubuntu. No windows o Firefox travava também, mas acontecia porque 20 abas estavam abertas ou uma aplicação daquela aberração de Java iniciava. No Ubuntu ontem, o navegador travou enquanto estava apenas no Gmail.

Skype, ou seja, instalar programas. Ainda é um pé no saco instalar programas no linux. Não adianta dizer para abrir o tal gerenciador. Algumas coisas não estão lá. O Google Earth consegui instalar só depois de descobrir uma linha mágica para executar na famosa Telinha Preta (sudo sh GoogleEarthLinux.bin).

Na página de download do Skype for Linux temos SETE opções. São pacotes de rotações por minuto, binary’s, para Fedora Core 3, 4 ou 5 e o escambau. Enquanto que na página for Windows há somente um botão Baixe Aqui, e pronto.

Por outro lado, o Linux oferece vantagens. Não se faz necessário instalar o pesadíssimo Adobe Reader para ler PDF’s, por exemplo. Vem com mais jogos inúteis embutidos do que o Windows. E é muito mais seguro, porque pede senha pra tudo.

Finalmente cumpri minha promessa de usar Linux Ubuntu. A instalação é muito fácil, como eu havia falado e alguns não tinham escutado, mas quando você precisa de coisas específicas, a Tela Preta vai ser necessária.

Não tive que re-aprender a mijar. Mas isso aconteceu porque ao contrário de antes, hoje só preciso do Firefox para trabalhar. Agora tenho mais liberdade ainda. Nada a ver com linux, mas sim com minhas necessidades, que são perfeitamente preenchidas com um bom navegador de internet.

Com este artigo espero provar duas coisas. A primeira é que as pessoas vão dar menos importância. Não vai sair no Rec6, Linkk, etc. E não vai ter mais de 100 comentários em três dias.

A segunda é que opiniões mudam; e não há nada de errado nisso.

A vida segue e os sistemas operacionais continuam sendo religião. E como no Brasil 97% acreditam em Deus, pode ter certeza que parte de toda essa fé é transferida para a nobre causa da liberdade socialista do Linux.

Viva a sociedade alternativa.

__

Imagem dos cds gentilmente roubada do Bruno Alves.