Campo de distorção da realidade

MacBook Air. Fino, e sem drive de cd

Parece nome de algum sistema de manipulação de mentes de 1984, Neuromancer ou qualquer outra ficção, não é mesmo? Pois é esse o nome que dão para as ações do dono da empresa Apple, Steve Jobs. Hoje se deu o lançamento de vários novos produtos da empresa no evento Macworld, e mais uma vez detecta-se uma babaquisse em massa.

Novas funções no celular iPhone, o notebook mais fino do mundo, uma caixa para assistir tv, enfim. Nenhuma nova idéia brilhante para qualquer pessoa normal. Mas para os nerds…

Os nerds tiveram orgasmos. Steve Jobs falava no palco e a excitação do público (e de milhares de pessoas acompanhando pela internet) era crescente. Como se Jobs fosse Deus, e estivesse entregando chaves para o segredo do universo.

Eu sou um nerd. Entretanto vendo toda a repercussão religiosa que a Apple cria, começo a acreditar que estou deixando de ser nerd. É bem verdade que o computador está na minha frente pelo menos 6 horas no dia. Porém deixei de tratar este objeto como algo santo, merecedor de fé.

Enquanto muita gente se regojiza com as novas funções do iPhone, procuro entender qual o uso daquele objeto. Vejamos: o principal uso do objeto é se auto-consumir. Uma pessoa tem um iPhone pra mostrar para os amigos e para falar sobre? iPhone.

A vida da pessoa começa a girar em torno daquele objeto. Dentro de casa, ao invés de ler um livro, ela lê blogs pelo iPhone. Em um ônibus, ao invés de conversar com pessoas ou simplesmente observar o mundo pela janela, ela está no MSN via iPhone.

Todas as minhas tentativas de demonstrar coisas “lindas” que um aparelho novo pode fazer, foram frustradas. Com um iPhone, você só vai impressionar outros nerds. Pessoas normais irão lidar um pouco e no máximo irão dizer: legal.

Objetos realmente úteis estão em extinção. Quando criaram um telefone móvel, isso foi inovação. O resto é uma auto-começão, um círculo vicioso, um looping gerado para estimular o consumismo desenfreado.

Mas esta birra não é com a Apple. É com os fãs, que no fundo são apenas frágeis seres humanos manipulados pelo marketing do Grande Irmão.

Receba o novo-MUNDO em seu e-mail!

18 Comentários to Campo de distorção da realidade

  1. Concordo com vc Rafael, eu não tenho o desejo de ter um iphone. Não utilizaria metade das funções que ele proporciona.

    Eu tenho um telefone blz, com uma camera de 2 mega pixels, mas a única função que eu utilizo é a de ligar! A camera algumas vezes e o bloco de notas.

    :P

    Mas deixa os nerds seram felizes, vc já foi um e sabe como é :)

  2. Caloã on janeiro 15th, 2008
  3. Também passei dessa época, hoje nem me importo mais.
    Foi-se o tempo que eu vibrava com cada novo produto da nVidia, ATI etc.

  4. Will on janeiro 15th, 2008
  5. Além de ter o grande poder do campo de distorção da realidade, ele é um ótimo marketeiro e tem um poder de persuazão incrível.
    Mas que os produtos da Apple tem uma qualidade tremenda, isso não se fala. Eu comprei um mp4 xingi-ling uma vez, não tinha pago a segunda prestação e ele já estava em pedaços nas minhas mãos, depois resolvi comprar um ipod, e em questão de qualidade, não tem nem comparação.

    Quanto ao notebook, a única coisa inovadora é a espessura, agora, um note sem drive de cd/dvd/blu-ray ou hd-dvd (morto), pra mim, não vale muito a pena.

  6. Henrique Artur Wint on janeiro 15th, 2008
  7. Quanto ao Iphone, o celularzinho ruim, qualquer celular de R$500,00 tem coisas melhores, o único diferencial dele é o multitouch e a capacidade de armazenamento.
    Prefiro mil vezes um smartphone com Windows Mobile.

  8. Henrique Artur Wint on janeiro 15th, 2008
  9. http://www.meiobit.com/macworld-2008-ao- vivo

    Reparem nos comentários, fanboyismo puro!

  10. Blugh on janeiro 15th, 2008
  11. “Mas esta birra não é com a Apple. É com os fãs, que no fundo são apenas frágeis seres humanos manipulados pelo marketing do Grande Irmão.”

    T_T

  12. Lyster on janeiro 15th, 2008
  13. A policia do pensamento vai te prender!
    No mundo em que vivemos quem manda é o capitalismo, que por sua vez adora o consumismo.

  14. Erivelton L on janeiro 15th, 2008
  15. “Não ter drive de cd, e só uma porta USB faz do Air um dos produtos mais bizarros da história. Só falta vir com o Microsoft BOB embarcado.”

    - Rafael Slonik

    (Y)

  16. Rafael Slonik 2 on janeiro 15th, 2008
  17. pelo que me consta, esse povo não se considera nerd e sim GEEK. Seria geek um nerd envergonhado?

  18. alberto on janeiro 15th, 2008
  19. A grande invenção do século vai ser o biquíni que se destrói em contato com a água :-) .

  20. j. noronha on janeiro 15th, 2008
  21. “biquíni que se destrói em contato com a água”

    Essa eu espero para ver! :D

  22. Nel on janeiro 16th, 2008
  23. Rafael, comecei a ler o seu blog há poucos dias e sinceramente? Achei muita coisa interessante.

    Na verdade, nessa ultima semana comecei a vasculhar e conhecer vários blogs que eu nunca havia lido, e acabei encontrando muita coisa sobre tecnologia.

    Especificamente hoje, vi que praticamente em todos os blogs que conheci, haviam posts relacionados à esse tal MacBook e a revolução que a Apple vem apresentando ao mundo.

    Ao ler mais sobre o assunto, achei esse notebook fantástico. Cheio de funções, com uma velocidade de processamento extaordinária, um micro processador 60% menor do que realmente é, e tudo isso em um objeto que cabe dentro de um envelope de papel.

    Parecia tudo muito interessante até eu ler o seu texto. Instantâneamente, me veio à cabeça algo que me ocorreu hoje.

    No trabalho, recebi um cliente que possui um celular que tem acesso 24h à e-mails e está sempre conectado à internet. Comentando a respeito, me contou que vive sempre junto de seu aparelho e sempre a par de todas as coisas que ocorrem na empresa em que trabalha.

    E aí é que me vem um questionamento: A que isso lhe serve? Tantos equipamentos portáteis com “mega funcionalidades” que, cada vez mais, vem surgindo, acabam servindo para que? Simplesmente, para lhe deixar cada vez mais alienado.

    O mundo, está cada vez mais a ponto de entrar em um “colapso”. O aquecimento global é fruto de toda essa tecnologia espetacular que nos cerca, e cientistas hoje pesquisam sobre como revertê-lo, e o pior, muitos deles com idéias estúpidas, pensando em literalmente “tapar o sol com a peneira”.

    É por essas e outras que eu fico indignado. Acabamos chegando em um ponto quase final, em que tudo que temos à nossa volta são apenas recursos para a própria sobrevivência da espécie. Nada mais é como antes, as florestas, os rios, uma infinidade de coisas que hoje são utilizadas e praticamente “exterminadas” de uma forma egoísta, pensando somente no interesse próprio. Quando será que a nossa raça irá entender que, independente de nós, existem milhares de outras formas de vida, e que se tudo continuar como está, não vai acabar sobrando nada.

  24. RA7O on janeiro 16th, 2008
  25. Esse foi o melhor post que eu li sobre o assunto nos últimos tempos. Você descreveu o perfil do blogueiro estrela-padrão que freqüenta a lista blogosfera. Parafraseando o Bezerra da Silva ou o Dicró (não lembro agora), se gritar pega nerd não sobra um.

  26. Fernando on janeiro 16th, 2008
  27. Certamente um iPhone pra um usuário doméstico ou nerd é só pra se achar. Acredito que quem realmente precisa de um é alguém que trabalhe muito e tenha tantos compromissos que precise de um aparelho agil e facil de usar.

  28. Fábio Crestani on janeiro 16th, 2008
  29. Texto simplesmente perfeito. Reflete o que eu penso de toda essa histeria em torno da tecnologia de maneira geral. Tecnologia é legal, é algo pra facilitar a vida. Mas não é a vida em si.

  30. Christian Gump on janeiro 16th, 2008
  31. Ra70, Fernando e outros.

    O que mais deixa-me puto nessa história é ver que a geração que nasce neste momento acha que sempre foi desta maneira, que tudo isso é muito natural.

    Ache um exemplar de humano, em uma cidade grande, com menos de 15 anos que saiba apreciar o mundo. Impossível.

    Para mim já é bem difícil perceber o quanto o planeta é extraordinário, então imagina pros mais jovens ainda.

  32. Rafael Slonik 2 on janeiro 16th, 2008
  33. Putaqueparola
    Gostei muito!

  34. Rafael Leandro on janeiro 16th, 2008
  35. [...] Rafael Slonik critica os atos dos fanboys da Apple, o novo Macbook Air entre outros produtos em seu blog, novo-MUNDO [...]

  36. MacWorld 2008. O que Steve Jobs deixou para a humanidade | Techzilla - Blog de Tecnologia on janeiro 16th, 2008

Contra o Câncer de Mama

    Campanha contra o Cncer de Mama

Brasileiro

    Brasileiro

Associado a

    StarBlogs

Links

  • Anderssauro.com
  • HypeScience
  • Judão
  • O Velho
  • Portalcab.com