[OPINE] A religião de uma criança

.

Criança rezando

É possível que uma criança tenha religião? Minha opinião é não. Crianças estão descobrindo o mundo, aprendendo como funcionam as coisas, dizer que uma criança de 5, ou até mesmo 9 anos é Católica, Hinduísta, Evangélica, seja o que for, é privação de uma liberdade básica. É alienação. É tornar um ser que não tem maldade alguma em um ser carregado de responsabilidades que ele nem conhece o significado.

Uma priminha nos primeiros anos da escola recebeu um trabalho no qual precisou fazer pesquisa sobre religião alheia. O papel bem dizia: escolha uma religião que não a sua e pesquise costumes e etc. O primeiro problema do “trabalho” é sugerir a obrigação de uma criança ter uma crença, sendo que a religião da criança é a escolha dos pais. NÃO É A RELIGIÃO DA PRÓPRIA CRIANÇA. O batismo de bebês é uma farsa.

Minha religião é a liberdade. Quando perguntam-me sobre Deus eu permaneço em silêncio. Estudei na escola em questão toda a minha vida, é um colégio de freiras onde rezávamos pelo menos um Pai Nosso e uma Ave Maria TODOS os dias pela manhã. Além disso, fiz catequese, primeira comunhão e sou crismado. Então se tive toda essa educação “religiosa” por que diabos (trocadilho santo ;D) tenho tal aversão pela Igreja?

Esse é meu ponto. Crianças não tem a capacidade de decidir sobre religião. Foi só eu crescer e passar a pensar um pouco para enxergar tantas inconsistências e inverdades que existem nas religiões.

Pelo amor que vocês tem ao seu Deus: não enfiem uma religião goela a baixo das crianças; incentivem a imaginação e a criatividade delas, e quando chegar a hora elas irão decidir sozinhas por alguma crença.

Se existe um direito em que todos concordamos, é que temos direito a liberdade.

Agora é sua vez, clique aqui e deixe um comentário respondendo à pergunta: É possível que uma criança tenha religião?

36 Comentários to [OPINE] A religião de uma criança

  1. junho 16th, 2008

    Olá Rafael, não venho aqui com pretensões de te converter e tampouco gosto de ensino religioso… se conversão fosse por mérito de ensino religioso eu seria ateu, já que sempre estudei em colégio laico. E concordo com o documentário de Dawkins nisso, já deixei esse ponto claro no meu blog. Contudo não se pode privar a liberdade de cátedra, na Holanda por exemplo, há colégio separado para cada ideologia ou religião, eu acho bastante interessante esse sistema.

    A resposta que te dou sobre crianças terem religião é sim, mas acredito mais que a criança tenha uma espiritualidade do que uma religião, um amigo meu que é antropólogo disse que crianças isoladas do mundo tiveram comportamento religioso, ritualístico etc…

    Outra coisa que já presenciei são em cultos pentecostais onde crianças passam a falar em línguas diversas com Deus… por isso creio que todo o aparato institucional das religiões não interfere na igreja real etc… na relação pura de Deus com as pessoas, é necessário cultivar mais espiritualidade que superficialidade, que igreja hoje é templo e não aquele ajuntamento familiar do novo testamento.

    Grande abraço ;)

  2. junho 16th, 2008

    sabe cara assim como vc fui criado em colegio de freiras e tbem tomei aversao de religiao ate pque algumas freiras nao valiam porra nenhuma precisavam mesmoera de uma pirocada mais com o passar descobri que deus nao tinha nada a ver com isso. assim como vc tinha dificuldades de acreditar naquilo que nao vejo e o que vc passa toda vez que fala de religiao mas descobri tbem que fe nao compra na farmacia e que deus sisplemente vc sente a presença e se começar a perceber isso a sim sua duvida vai acabar igual a minha e nem precisa entrar em igreja cantar musiquinha do rei davi nada disso esses conceitos de deus pensando no bem destruindo o mal nada disso, vale quem e vc e vc que puxa a força. aqui no rio tem o comando vermelho e sabe qual e o lema dos fillhos da puta e cv fe em deus entao cara vale o que tem dentro e que puxa a força e vc. e qto a criança os pais fazem isso para se isentarem da culpa futura pque se elas fizerem alguma merda no futuro ele vai dizer ( nao sei como isso aconteceu ela teve ensinamento de deus!!!!!!) ne verdade . valeu cara sempre polemico

  3. junho 16th, 2008

    Pais não-retardados podem incentivar seus filhos a compreender um pouco da transcendência além do mundo material. Assim, sem forçar a barra, estimulando as próprias conclusões do rebento, talvez, acho possível que a criança comece a desenvolver seu lado religioso.

  4. junho 16th, 2008

    ANDOU LENDO DEUS UM DELIRIO?

  5. junho 16th, 2008
    Alessandro

    Pra mim isso se chama cultura, faz parte da tradição de cada povo, os pais ensinarem uma religião ao filho, que mal tem isso? Quando crescer e entender as coisas a pessoa pode optar por outra religião que se sinta melhor. Sou católico, moro em um bairro pobre, e vejo muitas crianças “sem religião” queria que todos tivessem uma, evangélicos, budistas, católicos, muçulmanos, sei lá, mais que tivessem, acho que teria uma sociedade melhor…

  6. junho 16th, 2008
    JBourne

    Rafael
    Esse é o primeiro post sobre religiosidade que concordo com você.

  7. junho 16th, 2008

    O último resquício de crença que eu tinha em religiosos acabou depois dos casos do rabino ladrão de gravatas e do padre que dava pro cara da Febem. Ou seja, não sei porque, eu alimentava uma certa simpatia pelo Sobel e pelo Lancelotti.
    Quanto às Religiões, se você estiver certo e não tenho dúvidas disso, ponto prá mim. Meus dois filhos de 13 e 15, nunca precisaram dessa empulhação religiosa para serem educados. Não são batizados, não os obrigo a ir a igreja nenhuma, apesar deles mesmos manifestarem a vontade de ir uma ou outra vez (coisas da mãe, hehe…).
    Se depender de mim, crescerão sabendo o que é certo e errado e, como você disse, decidirão sozinhos.
    E sim, quando pequeno, também fui “ensinado” a ser católico. Ia a missa todos os domingos, fui batizado e frequentei catecismo, pegava a fila para a comunhão. Até confissão com padre já fiz. Na escola tinha uma matéria obrigatória sobre religião (não tem mais, graças a deus [?! ]).
    Por curiosidade antropológica, ou prá tentar comer umas meninas, já frequentei até igrejas evangélicas, mas nada disso me seduziu (as igrejas, não as meninas).
    Há muito tempo abri os olhos e não gostei do que vi.
    Abraço.

  8. junho 16th, 2008

    Gostei do post, concordo quase que totalmente com ele (toda a unanimidade é burra né)…

    Pessoalmente eu tive uma criação por parte de família católica… o que eu lembro de quando era criança é de ter perguntado de onde o homem veio, ai eu ficava questionando de como algo poderia surgir de um monte de barro, além de panelas, vasos, tijolos… Sempre tive esta dúvida e com o resto dos dogmas também, simplesmente não entendia como era possível… deveriam estar mentindo pensava, pois fazia o mesmo para encobrir as mentirinhas de criança… inventava desculpas esfarrapadas…

    Mas contexto no sentido de que a mente de uma criança pode sim criar um ser superior imaginário, ou vários seres para justamente conseguir dar uma desculpa esfarrapada e provisória até que entenda as coisas melhor… o problema é que o provisória é que nem CPMF, muda o nome mas é tudo a mesma bosta…

  9. junho 16th, 2008
    Alexandre

    Cara, a minha resposta claramente é não. Crianças obviamente não tem religião nem espiritualidade, nem nada. Crianças são apenas ‘esponjas’ absorvendo tudo o que lhes é passado… tb passei por todas as etapas que vc citou, do batismo à crisma, e tb não suporto igrejas. hoje tenho a minha própria crença pessoal que não se encaixa em nenhuma religião.
    Porém temo que a resposta não seja tão simples, pois a educação de uma criança precisa ter o aspecto lúdico, vc tem que contar historinhas… não pode chegar para ela e explicar o contexto histórico da época de Jesus. Faz parte da cultura dos povos passar as suas crenças para as crianças. Acho que o grande problema das religiões é o fanatismo, a crença cega, os dogmas, as verdades absolutas… as pessoas não procuram conhecer, elas recebem as verdades prontas e tomam como absolutas. isso é o que ferra tudo. nenhum padre, ou pastor, biblia ou escritura possui a verdade completa sobre o universo. isso tudo é besteira. a religiosidade é um processo de conhecimento infinito..
    []´s

  10. junho 16th, 2008

    Seria o mesmo que dizer que uma criança é de direita ou esquerda. Capitalista ou comunista. Liberal ou conservadora. São conceitos que não cabem no universo de “ser criança”.

    Criança tem que brincar, aprender. Não ser ameaçada de punição caso peque, ser obrigada a rezar, decorar orações.

    Por isso que meu filho ainda não foi batizado. Se ele quiser, só depois dos… hum… 14 anos acho uma idade razoável.

  11. junho 16th, 2008
    Carina

    Olá
    Não tenho religião, mas acredito numa coisa, Cultura e Educação, na Bíblia, contém um versículo q fala a respeito de instruir uma criança a vida espiritual q diz: *Ensina ao menino o caminho em que deve andar, e nunca mais se desviará dele… Acho q os pais ou responsáveis, deve ensinar o caminho, e a criança, futuramente, ficará ou não, aí será escolha dela… Enquanto for criança não tem como exercer escolhas como esta, a não ser q seja de sua natureza e tendência…

  12. junho 16th, 2008

    Rafael, questão interessante, mas assim eu não acredito que crianças sejam alheias a conceitos religiosos,e como já foi citado num dos comentarios, esperiencias espirituais genuinas, por isso creio que sim crianças tem religião sim,e em muitos casos até diferente das dos pais. Conheço crianças que vão a igreja que frequento, que os pais são catolicos,espiritas e sabe o que mais, algumas enfrentam perseguição por parte de pais revoltados, por isso achar que crianças são indiferentes me parece estranho, por outro lado no mundo em que vivemos, em que conceitos morais estão descambando um pouco de religiosidade faz bem.
    Sem contar um lado interessante, tem crianças que tem um instinto espiritual mais apurado que os pais, ocorrendo choques, porque os pais pensam que “não precisa tudo isso” e querem podar a necessidade espiritual da criança, eu mesmo fui assim..desde de pequeno tenho essa ansia pelo ‘outro lado da vida”.
    O que eu concordo com voce é o não obrigar, por mais que queiramos que nossos filhos sigam nossos passos por vezes suas necessidades são diferentes..
    Algo como criar nossos filhos no nosso proprio credo mas dar liberdade de no tempo certo escolherem o que eles preferirem..
    Mas ter humildade de aceitar que o caminho do outro pode ser melhor é dificil para muitos rs
    []s

  13. junho 16th, 2008

    Em tempo concordo batizar bebes é totalmente errado pra não dizer inutil..bebes nãopodem “pecar” como então receberem perdão? A desculpa do pecado original é por demais forçada, pq se fosse valido as crianças seriam perfeitas e inocentes toda a vida tirada essa mancha inicial e hoje em dia encontrar crianças inocentes.. é raro..

  14. junho 16th, 2008

    Concordo com vc, eu fui criada em um monte de religiões, cada parente tinha ma, logo conheci quase todas, do catolicismo ao budismo, meu pai até tentou impor alguma coisa, mas eu não aceitei, e hoje em dia acredito no que quero e sigo o que bem entender, e sou feliz assim. Odeio pessoas que chegam querendo impor religião para mim, eles estão sempre tão interessados no que eles acreditam que não fazem nem questão de pedir explicação qdo digo que não tenho religião.
    Acho um erro impor, a uma criança que não sabe nem o próprio nome, que ela acredite no que os pais acreditam, ela acaba fazendo tudo por simples hábito, acaba perdendo todo o sentido do motivo para se ter uma religião …
    Mas como cada família é uma família, quem somos nós para julgar, não concordo, mas jamais direi para a família da criança que o que eles estão fazendo é errado.

  15. junho 16th, 2008

    Quando eu precisei escolher, dei falta de alguma orientação dos meus pais (eles nunca ligaram muito pra religião, então eu fui criada com algumas coisas católicas, e outras espíritas).
    Mas quando a fase adolescente passou, percebi que eles me ajudaram a criar as coisas que eu acredito. E essas coisas não têm nome. Então eles fizeram bem. Me mostraram que existe um Deus, uma bíblia, alguns comportamentos legais de se seguir, mas que isso não é verdade absoluta. Também ensinaram que eu devo respeitar o próximo, como quando eu passei em frente da Universal, com uns 7 anos e disse “mãe, pra mim isso é um galpão, não é uma igreja!” e ela me corrigiu, com “Deus tá em todo lugar” e essas coisas.

    Acho que isso é o melhor que dá pra fazer. Criança é inocente demais. Eu tenho dó daquela menina pastora, e aposto que ela não sabe o que tá fazendo.

  16. junho 16th, 2008

    “Incentivem a imaginação e a criatividade?” Assim as criancinhas vão sair fundando suas própias igrejas :D

    Mas sim, crianças não têm capacidade pra escolher região..
    Cultura? Não sei… eu posso me mudar e aprender outra cultura completamente diferente…

  17. junho 16th, 2008
    Marlon

    Rafael,
    Acompanho o novo-MUNDO há tempo, mas esse é meu primeiro comentário.
    Não poderia deixar passar a oportunidade de CONCORDAR plenamente com o post. Tbm fui criado em uma comunidade católica, fui batizado, fiz a primeira comunhão, e quase me crismei…
    Sou casado há 2 anos. Casei na igreja pq é bonito. Tanto que casei na igreja evangélica protestante, pois na católica a burocracia é mto grande ($$), sem contar que na evangélica, quem conduziu a cerimônia foi uma pastora (casada), alguém que sabia o que estava falando.
    Pra concluir, concordo plenamento com sua exposição, acredito que devamos deixar que as crianças escolham a religião que quiserem seguir, quando começarem a entender um pouco mais sobre a “vida”.

  18. junho 16th, 2008
    ricardo

    A religião nao tem como vc , discutir .

  19. junho 16th, 2008
    Lyster

    Meu pai gritava dentro da igreja no meio da missa…

    Como eu queria estar vivo pra ver isso!

    :D

  20. junho 16th, 2008

    Essa espiritualidade independente que muitos comentaram aqui é algo de desenvolve de dentro pra fora, algo que carrega uma verdade pois não fomos instruídos (manipulados) para acreditar.

    Quando a maioria do povo brasileiro optar por “Tenho um lado espiritual particular” no orkut, as coisas vão mudar.

    Crianças que aprendam a respeitar, ao invés de rezar, serão pessoas melhores.

  21. junho 16th, 2008

    Não, a criança é imatura para escolher sua religião. Geralmente a religião é imposta pelos pais, invéns de ajudar na escolha espiritual, impostem a sua. Sofro muito com isso.
    Como tu estudei em colégio de freira, fiz o “diabo” a quatro na igerja como crisma, … Minha adora ir a Missa já eu odeio ir pios é desgastante, sem utilidade, …..
    Mas ela quer que todos vá a Igreja. Aff é uma saco ir a Missa obrigado.
    Eu acho que todo tinham que ter m lado espiritual particular.

  22. junho 16th, 2008

    A maioria das pessoas que frequentam igrejas e templos, o fazem porque têm medo de ir pro inferno, não prá celebrar sua fé. Estas pessoas baseiam sua retidão no princípio de que há uma salvação (ou castigo) final. E passam isto de geração a geração (Deus castiga!!). Acho isso horrível!
    Tento manter minha integridade, honestidade apenas porque acredito que isto é correto. E acho temos obrigação de passar isto com atitudes e exemplos, não com clichês religiosos.

  23. junho 16th, 2008
    zico

    cresce e aparece muleke…toda vez esse papinho de SOU ATEU,SOU DO MAL…nao tem o que postar nao posta nada.

  24. junho 16th, 2008

    Rafael,
    Eu acho que nacionalismo e religião são responsáveis por metade das guerras da história da humanidade. Os outros 50% são ganância mesmo.
    Mas nessa história de criança, se for seguir a sua lógica, vamos deixá-los cagar e mijar no lugar que eles entenderem até amadurecerem. Abrir a cabeça do coleguinha com o brinquedo ou furar o olho da irmã com a espada de plástico será normal até que tenham entendimento.
    Tá sacando onde quero chegar?
    O que é certo e o que é errado ensinar?
    Nesse ponto, acho que o que abunda não atrapalha. Quando o moleque crescer, ele decidirá com a razão dele. Esperto serão os pais que ensinarem ele a tomar decisões ao invés de ser somente mais um ovelha.
    ;-)
    Abração e sucesso,

  25. junho 16th, 2008

    Cresci e descobri que minha religião é a cerveja. E outras bebidas alcoólicas, mas isso não vem ao caso.

    O que quero realmente falar é que, como todos os crentes no Amigo Imaginário Superior exigem, eu também quero que respeitem minha religião, por Deus (trocadilho sapeca)!

  26. junho 17th, 2008

    Outra questão que fui lembrar somente algum tempo depois do comentário…

    A mentalidade de uma criança de 3 anos pode ser maior que a de um adulto com alguma doença mental. A mentalidade de um macaco pode ser maior que a de uma criança com doença mental. A mentalidade de um cachorro pode ser maior que a de um macaco com doença mental…

    Onde quero chegar com tanta doença mental? que sempre vai ter uma possibilidade ínfima de que um animal dito irracional seja mais inteligente que um ser humano com alguma limitação mental…

    Isto se reflete na questão da criança que ela esta evoluindo rapidamente durante o seu crescimento e que ela pode ter algum conceito, mesmo que ínfimo de espiritualidade…

    É claro que a “livre e espancada pressão” dos pais influencia só um pouquinho hehehe

  27. junho 17th, 2008

    Ela , a criança, é produo do seu meio; a medida q ela cresce passa a entender os ritos dos pais, e a procura persiste, já com um referencial a religião , em q ela vivenciou O “re-ligare”, a prestação de louvor serviço sagrado..a Divindade. Depois da procura , aí sim, ela está capaz de efetuar a escolha final…Jesus tinha só l2 anos ,e falou de religião com os “rabinos” no templo de herodes.lembras ?

  28. junho 17th, 2008
    Profº Braz

    Em primeiro lugar gostaria de deixar claro que respeito a opinião alheia, o que não está acontecendo aqui, em segundo, pelo tempo de vida e experiências que tenho, desconheço crianças que foram orientadas e não forçadas, a seguir uma religião, tenham se tornado bandidas, pelo contrário, pelo que conheço, a bandidagem nunca teve uma religião, acredito que ainda é uma das formações que mantém um certo respeito de uma pessoa pela outra.

  29. junho 19th, 2008

    criancas primeiramente, devem ser ensinadas sobre principios morais, regras de etiqueta, incentivadas a estudar, praticar esportes etc…menos que seja imposto alguma religiao!

  30. junho 20th, 2008

    Uma criança não deveria ter religião, internet, Mtv, nem celular.
    Deveria ter imaginação, folha, e lápis de cor. Um livro de português ao invés da bíblia. “A Caverna do Dragão” e “Thunder Cats” no lugar da Mtv. Uma bola de futebol, carrinhos ou bonecas, em vez de celular.
    O Brasil é uma merd* por que as crianças (o futuro da nação) são criadas de forma equivocada. Sem boas bases não chegaremos à lugar nenhum.
    Vejam o meio-oriente. Há quantos mil anos estão lutando pela “terra sagrada”? Há quantos mil anos eles não tem um mínimo de segurança? Eles reclamam que os EUA sim tem estabilidade, mas continuam arrumando guerra com um povo ou outro. Vivem na merd* por causa do fanatismo religioso. A culpa é só deles.
    A religião é levada muito a sério e vista como algo inofensivo ao mesmo tempo.

  31. junho 20th, 2008

    Sim , ela é produto do meio em vive, e já tem um referencial,lembre-se do caso de jesus no templo? ele só tinha 12 anos, hoje com o bombardeio de informações, internet, e outros meios …e possível sim, podem entender..falam de futebol..de sexo.

  32. junho 20th, 2008

    Mas não quer dizer que esse bombardeio seja bom (ao menos não em todo aspecto) ou que esteja correto as crianças entenderem e falarem de sexo.

  33. junho 21st, 2008
    Rafael Braga

    Caro Blogger… Cada vez mais percebo que não estou sozinho neste mundo… tb tenho essa posição sobre religião na vida das crianças.. tenho 25, um filho de 5, e tento passar os bons valores de um homem de bem. Que Lucas seja libertário como eu, e não diferencie cores e peles. Que ele não venere imagens, apenas as cores preta e vermelha combinadas com um CRF pra ficar bonito… é , não acredito em deus, tenho repulsa pela igreja, tb estudei em colégio católico . Desculpe a falta de hierarquia de idéias na minha msg … é que seu blog despertou vontade de escrever e refletir… Difícil encontrar pessoas que pensem como eu… mais difícil ainda , encontrar pessoas que acreditam que Deus, é um delírio, tal como Dawkins sugeriu em seu livro…

  34. junho 26th, 2008

    Caro, “chará”.

    Não sei se lê todos os comentários, principalmente os antigos, mas vou com fé (:P) que lerá este.

    Eu ainda não li os outros comentários para não influenciar no meu. Então aqui te deixo minha breve opinião. (vai parecer que estou falando que oq eu penso é a verdade absoluta, sempre parece. Apenas ignore isso.)

    Não, crianças não tem capacidade de optar por uma religião. A cabeça delas está em outro lugar. Mas coisas como, “onde vou quando morrer?”, “isso é certo, ou errado?”, são coisas que elas pensam. (”elas”?? A pouco tempo vc e eu fomos crianças… (20 tb))

    Sua aversão á religião é compreendível. Muitos católicos passam por isso. Senão todos.

    Uma coisa te digo: Sou evangélico, acredito na palavra de Deus, vulgo Bíblia, e tento (sim, sou falho) seguir os ensinamentos. Uma coisa percebi, do alto da minha sabedoria: A religião é importante para qualquer pessoa. A Bíblia nos diz como viver, não de acordo com a vontade de Deus, como se ele fosse um cara enjoado e quisesse tudo do jeito dele, mas sim nos ensina a viver ordenadamente.

    Você poderia tentar lê-la, se já não o fez. Só leia, sem ficar contestando ou aderindo.

    See ya!

  35. junho 26th, 2008

    “compreendível?” man… to mal!

    Qq dia a gente se esbarra pela batel. :P

Receba Gratuitamente

    RSS, Meu site é engraçado!

Brasileiro

    Brasileiro

Associado a

  • StarBlogs
  • O BLOGO

Links

  • Anderssauro.com
  • HypeScience
  • Judão
  • O Velho
  • Portalcab.com