Second Life logo

Em um exercício de criatividade, João Pedro Pereira escreveu uma ficção sobre o futuro do Second Life. Segundo sua estória, a web tradicional vai ser esquecida e dará lugar ao universo interativo da segunda vida.

Um grupo anti-Second Life resolve arrendar uma ilha onde possa levar a cabo os seus protestos. Um deles é a exibição de Matrix, um antigo filme de ficção científica. Atentos, os agora inteligentes e muito discretos programas de vigilância outrora criados pela Linden Labs impedem, de forma imperceptível para a maioria dos utilizadores, o acesso à área. ENGRENAGEM

Sou um fã convicto da ficção científica que envolve sociedade, política, poder e manipulação. Parece que essa segunda vida pode se tornar dentro de alguns anos em uma boa fonte de discussão em torno destes assuntos.

O trecho que citei é o último parágrafo do texto “História Futura do Second Life” que está no blog Engrenagem.

Sou de uma geração que no ápice da confusão assistiu à Matrix e eu acabei me apaixonando pela obra de Orwell: 1984 e Revolução dos Bichos. Então você pode imaginar o por que do gosto por estes assuntos.