Fatos: FHC x LULA

.

Fatos são FATOS meus amigos…

Os números a seguir foram extraídos do Relatório do Fundo Monetário
Internacional, efetuando-se um comparativo entre o atual Governo Federal e
o anterior. Esses dados podem ser conferidos no endereço:
http://www.imf.org/external/np/sec/pn/20 05/pn05166.htm (Fundo Monetário Internacional)

1 - MÉDIAS BALANÇA COMERCIAL (bilhões de US$)
- FHC (PSDB) (1995/2002): -2,442
- Lula (PT) (2003/2005): +34,420 (recorde)

2 - SUPERÁVIT COMERCIAL (bilhões de US$)
- FHC (1995/2002): -8,7 (déficit)
- Lula (2003/2005): +103,0 (superávit)

3 - RISCO-PAÍS PTS
- FHC (Jan/2002): 1.445
- Lula (Jan/2006): 290 (recorde)

4 - JUROS
- FHC (Jan/2002): 25,00%
- Lula (Jan/2006): 18,00%

5 - INFLAÇÃO
- FHC(2002): 12,5%
- Lula(2005): 5,7%

6 - DÓLAR R$
- FHC (Jan/02): 3,53
- Lula (Jan/06): 2,30

7 - RANKING DO PIB MUNDIAL (PPP) (trilhões de US$)
- FHC (2002): 1,340 -> 10º
- Lula (2004): 1,492 -> 09º

8 - BOVESPA PTS
- FHC (Jan/02): 11.268
- Lula (Jan/06): 35.223 (recorde)

9 - DÍVIDA EXTERNA (bilhões de US$)
- FHC (2002): 210
- Lula (2005): 165 - E caindo mês a mês…

10 - DÍVIDA COM O FMI E COM O CLUBE DE PARIS EM DOLÁR
- FHC (2002): O governo não informou o valor da dívida.
- Lula (2005): 0,00

11 - SALÁRIO MÍNIMO (US$)
- FHC (2002): 56,50
- Lula (2005): 128,20

12 - DESEMPREGO
- FHC (2002): 12,2%
- Lula (2005): 9,6%

13 - TAXA ABAIXO DA LINHA DE PROBREZA
- FHC (2002): O governo não controlava este índice. Segundo dados,
ultrapassava os 35%.
- Lula (2004): 25,1%

Lá do blog do meu amigo Thiago Moro

terça-feira, março 14th, 2006 Geral: tudo, entulhos e tal
Receba o novo-MUNDO em seu e-mail!

48 Comentários to Fatos: FHC x LULA

  1. março 15th, 2006
    FaBMak

    Acho que comparar os dados de 2002, ano tenso de eleição, onde os investidores estrangeiros estavam com medo do “efeito Lula” é no mínimo tendencioso.

    Não apóio nenhum dos dois, nem FHC e nem Lula, mas deve-se tomar cuidado com a interpretação destes dados.

  2. março 15th, 2006

    Dados são dados, e cada um usa com lhe convêm melhor…

  3. março 15th, 2006

    Mas é inegável FaBMak..são dados reais.

  4. março 15th, 2006
    Michael Oliveira

    É bem como dizem, muitos acreditam no que se passa na TV e deixam escapar detalhes importantes do dia-a-dia. Creio também que isto são apenas números, e estão aí para que possam ser interpretados.

    Muito bom artigo, pesquisa bem feita.

    Abraços,
    Michael Oliveira

  5. março 15th, 2006
    Leandro

    E em 2002 (FHC) também tinha o Mensalão?

    Era maior ou menor que agora em 2006 (Lula)?

  6. março 15th, 2006
    Caroline

    Achei interessantes os dados, e acho q melhorou mesmo com o novo governo, mas infelizmente não está ainda como gostaríamos.

  7. março 15th, 2006
    ricardo couto

    Esses dados podem não ser falsos mas são tendenciosos e colocados de forma a valorizar o governo atual.

    Bom, levando-se em conta que a política atual do Brasil é a política que o próprio FHC implantou e Lula e seus ministros fizeram só mudar o nome de alguns projetos (bolsa-família, por exemplo) e manter o país estável, mantendo a linha de crescimento econômico que FHC já tinha imposto, devemos analisar não apenas os dados, mas a taxa de crescimento, coisa que é facilmente visto no site do FMI.

    Veja que tudo o que está em crescimento no governo do Lula, esteve em crescimento no governo FHC, ou seja, o governo Lula está caminhando exatamente nos trilhos que FHC deixou. Ou seja, crescimento econômico, não social.

    FHC tinha como foco o crescimento econômico e conseguiu muito bem. Mas foi falho nas outras áreas. Foi um questão de escolha. Nem questiono se foi uma escolha correta ou incorreta porque aqui não é esse o assunto, mas saúde e segurança, por exemplo, mudaram muito pouco (ou nada) desde 98. Lula não mexeu nisso também.

    Além de tudo, tem coisas que nem “nos trilhos” funcionaram. A balança comercial, cresceu, no ultimo ano de FHC, 10,4 bi, enquanto que Lula conseguiu, na previsão de 2006, diminuir em 1.3 bi o de 2005.
    E se levarmos em conta que antes de 2001 a balança comercial nunca tinha sido favorável na história brasileira, quebrar um recorde nesse ponto era algo, no mínimo, esperado pelo governo atual, já que FHC tinha quebrado esses recordes e deixou a casa arrumada para o crescimento contínuo.

    Ah, e pra quem está pensando que sou a favor de FHC, se enganaram. Eu sou a favor é da verdade e de políticas públicas que melhorem a qualidade de vida. E sou contra toda a qualquer forma de manipulação de informação e de campanha política fora de escopo.

    E da forma como isso foi apresentado aqui é, nada mais, nada menos, uma propaganda política pra Lula, manipulando informação. E no local errado, convenhamos…

  8. março 15th, 2006
    ricardo couto

    Ah, só esqueci de comentar… porque é que sempre se pegam os melhores valores de Lula, e os piores de FHC? Que comparação é essa?

    Quer exemplos? O dólar com FHC chegou a R$ 1,00. Tudo bem que durou uma semana, mas chegou… e o dólar com Lula chegou a R$ 3,80 se não me engano. Porque os dados não aparecem assim também?

    Essa coisa de manipular a informação só faz perder a credibilidade, tanto do candidato como do meio que a distribui. Sabia?

  9. março 15th, 2006

    Dólar com FHC chegou a R$4, ou pelo menos quase, não lembro ao certo…
    Dólar hoje com LULA está abaixo dos R$2,15

  10. março 15th, 2006
    ricardo couto

    Rafael, eu concordo contigo. E porque então que não se põe assim:
    menor cotação do dólar com FHC: R$ 1,00
    maior cotação do dólar com FHC: R$ 4,00
    menor cotação do dólar com Lula: R$ 2,15
    maior cotação do dólar com Lula: R$ 3,80

    Entende? Vê como agora parece que a coisa é mais parelha? Parece ter vantagem para algum deles? Ou parecem a mesma coisa?

    Não acho que manipulando a informação e dando vantagem para um ou para outro você está certo. Se manipula a informação, está errado de qualquer jeito.

    Sei que você é favorável ao Lula, mas se você aceita manipular a informação a favor deste ou daquele governo, então já não é digno de credibilidade, pois está se igualando aos corruptos, que manipulam não só informações, mas dinheiro e poder.

    E por mais que esse blog seja seu e você pode enviar o post que quiser, podendo até mesmo vetar meus comentários (isso nunca foi feito, antes que perguntem) valorizando quem quiser, deve ter o mínimo de cidadania pra respeitar as pessoas que lêem o seu blog e não iludí-las para fazê-las acreditar no que você acredita.

    Eu até agora não disse em quem votaria numa eleição entre Lula, FHC e outros candidados. E nem direi, porque não é o caso aqui a minha opinião pessoal. Mas garanto que seria uma surpresa para alguns.

  11. março 15th, 2006

    Esta discussão seria interminável com argumentos corretos para ambos os lados.
    Tome este post como uma forma de ironia*, justamente porque prefiro aqui no meu espaço a comédia a política. :)

    Ironia ao dizer que um governo com foco no “social”, talvez, melhor desempenhou a função econômica que o FHC em 8 anos de foco econômico.

    Mas em todo caso, se você quiser escrever aqui para o blog esteja a vontade…
    http://m4web.com.br/log/wp-register.php

  12. março 16th, 2006

    Caro Rafael:

    E ainda o FHC anda dizendo que o Lula só esta enganando o povo. É quase certo que ele se reelege.
    Parabéns por divulgar estes dados que são muito importantes e da para ter uma idéia de que ele esta sendo um dos melhores presidentes que o Brasil já teve.

    Francisco

  13. março 17th, 2006
    Carlos

    Engraçado: os dados do Lula são bem melhores que o do FHC (nesse caso - como disse o amigo ricardo, uma manipulação pegando os melhores valores Lúlicos :D e os piores FHCenianos). Mas, na prática, está tudo pior.

    Antes eu ia ao mercado, por 4, 5 anos consecutivos, com R$ 1,78 que sabia que compraria uma coca-cola 2 L (sem pesquisar preços - no mercado mais próximo).

    Hoje, vou com R$ 2,78, mas 1 mês atrás, R$ 2,58 e, outro atrás, R$ 2,45. Isso porque o Lula afirma não haver inflação.

    Isso sim é irônico. Além do monte de fraudes sendo descobertas…

  14. março 18th, 2006
    EU

    alert(”teste”);

  15. março 18th, 2006
    Eu

    alert”teste”;

  16. março 19th, 2006

    Sim sim sim, js e html desabilitados por aqui amigo EU.!

  17. agosto 10th, 2006
    Heráclito

    Quantas Universidades o FHC inaugurou em dois mandatos?
    Quantas Universidades o Lula inaugurou?

  18. setembro 7th, 2006
    Adriano Silva

    Enquanto FHC construiu 6 novas universidades federais em 8 anos, Lula construiu 10 universidades + 48 novos campi.

  19. setembro 30th, 2006
    Fgbs

    Uma perguntinha básica: porque o dito cujo cheio de vantagens nos números não garantiu a eleição indo no debate “virulento e desrespeitoso” da Rede Globo para, aí sim, dar todos estes números? Será que expondo todos estes números ele iria comprometer a veracidade e interpretação destes dados perante a opinião pública? E se houvesse apuração de tais dados? E se houvesse apuração para saber os critérios de conclusão de tais dados? Tudo é interpretável. Lamentável perder a chance. Preferiu ganhar os votos dos pobres que não pensam e se deixou levar pelos banqueiros que foi discurso de campanha por 14 anos (enquanto era vidraça) dizendo que iria combater a “ciranda financeira” dos banqueiros. E aí sr. mandatário?

  20. outubro 2nd, 2006
    Marcelo

    Totalmente tendenciosos….naum discuto a atencidades dos dados….mais a forma de colocação….estranhamente os dados d FHC são todos de 2002……ano altamente instavel….devido ao receio do mercado nacional e internacional de o Lula assumir a presidência…..e radicalizar em suas politicas….já do outro Lado os dados do Lula são pegos sempre de um dos quatro anos sempre o ano que obteve o melhor resultado…..

  21. outubro 2nd, 2006

    BLZZZ ENTÃO LULA É O BONZÃO DA HISTÓRIA ISSO É UMA PALHAÇADA COMO O LULA UM PALHAÇO Q NUMCA SABE DE NADA E AGE COMO SE FOSSE UM SANTO.

    LULA É UM BRINCALHÃO!!!!!!!

  22. outubro 2nd, 2006
    todo serginho é gay

    Acho que o cara ai de cima se chama Serginho,
    e que ele é gay
    :(
    Me desculpe mas precisava falar isso!

  23. outubro 3rd, 2006
    Edevaldo

    Tem algums numeros que o FHCC tambem gostaria de “não” lembrar por exemplo:
    - U$$ um bilhão e sissentos milhões para os bancos Marka e Fonte-cidam antes da desvalorização do real.
    “Salvatori Cacciola está foragido vendo partida de tennis na Italia” ?
    - Privatização do sistema Telebrás ?
    - Desvios dos recursos da Sudam e Sudene ?
    - Alkimim evitar 60 CPIs na assembléia Paulista ?
    “Fora a “segurança” publica de São Paulo que o diga o PCC” ?
    - Vamos pensar um pouco mais e verificamos que só os dados da atuação da Policia Federal no governo Lula já justificaria o nosso apoio a reeleição, somos inteligentes o bastante para acompanhar-mos pela internet e fazer o nosso julgamento sem escutar os “jornais” Nacional - Globo etc….

  24. outubro 5th, 2006
    Bruno

    Puts, nunca vi uma coisa mais ridícula do que esse site (e tendenciosa tb).

    Resumo: Campanha pro Lula.

  25. outubro 8th, 2006
    roberto

    Os políticos são tão especializados em lesar o povo que até os analfabetos conseguem cometer crimes do colarinho branco. É mole?

  26. outubro 10th, 2006
    Ney Lacerda

    Prezados Navegadores,

    Vejam só a Manipulação dos Dados são reais , e não é de hoje … desde 1984 que os govrernos manipulam si todas as informações… a maior prova disso são as pesquisa eeleitorais … todas furadas… Vejam o Lula apresenta apaenas dados, números… que são impossíveis de serem confrotados… sendo que a maioria são de instituições governamentias ou com participação governamental ( IBGE e PNUD e até o FMI - que sem dúvida nenhuma tem interesse em falar bem do Governo/país que Paga bem e certinho )ORa…
    sejamos inteligentes … porque os governantes, como o LUla por exemplo não discursa assim ( vejam as hidrelétricas, termolétricas, aeroportos, portos, estradas, chega a ser até brincadeira… as estradas, as hidrovias, as escolas técnicas, as universidades, os hospitais, os centros de pesquisas, os centros culturais… que eu fiz nestes quatro anos ) sabe porque ele não fala assim… porque tem que dar o endereço e ai meu amigo(a) não dá para mentir!! não é mesmo ??!!

    Abram os olhos e vejam mais do que ouçam…

  27. outubro 15th, 2006
    Francisco José

    O Lula pode estar envolvido em um monte de problemas eticos, de corrupção e etc, mas o FHC também teve muito, estranho que tivemos menos investigações e pressão da imprensa, mas sobre números não dá para discutir, quem quer dados pode comparar com o preço nos supermercados (arroz, feijão e não da coca-cola !!) ou o indice de aumento das tarifas de telefone, luz e gás por exemplo ou o valor do dólar (e não a manipulação suicida do real 1 para 1 com o dolar) estas não são manipuladas e doeram no bolso. Pobre de nós que temos esses 2 projetos como melhores opções ! Engraçado também a maioria dos internautas, elite nacional, com suas campanhas pró-Alckimim, se fosse numa feira de pobres e esfarrapados no interior do nordeste seria o inverso, ao menos finalmente temos coerência no eleitorado (mas o Lula fez muito mais pelo economico do que pelo social !). Tem comentário aqui que francamente, até o Alckimim dispensaria tamanha baixaria de alguns poucos de seus eleitores. Terminaria com melhor do que fato é fato, seria números não mentem jamais.

  28. outubro 16th, 2006
    Eduardo

    Obviamente que estes dados são reais. E datam 2002 para o FHC pq eh o ano final do seu mandato. Sempre há essa pesquisa para analisar o crescimento do país nos anos de gestão. Não entendo pq a maioria das pessoas de classe “média e a alta” tem tanta aversão ao candidato Lula. Será pq ele veio da pobreza? pq ele não tem nivel universitario? Pa falta um dedo na mão dele? ou pq ele tem a lingua presa? ou barba? Ele deveria ter um rostinho bonito, falar varias linguas, ser sociólogo, diplomata? Pra que???
    Sou professor de historia, de clase media, tenho doutorado e voto no Lula. As pessoas pobres e a elite PENSANTE vota no Lula. Quem se preocupa com as pessoas, com o povo, e age pelo social eh Lula. As pessoas de classe média que se acham inteligentes soh pq estudaram em escolas boas e fizeram cursos e mais cursos se sentem superiores ao candidato e a referida “pobreza nordestina” como falam. Caros amigos, todos deveriam ler sobre a historia do Brasil desde o seu descobrimento, pq sera q quase todos os preofessores de geografia e historia votam no Lula? Sera que eles sao ignorantes?

  29. outubro 17th, 2006
    thiago

    Eduardo me desculpe, mais para um professor de historia você está muito enganado. Não se engane com o governo lula, eu votei nele e não voto de novo, pelo menos não dessa vez, acho que todos que fazem besteira seja lá qual for, deve pagar. O Lula era uma das nossas ultimas esperanças, ele falhou então deve sair, daqui a 4 anos quem sabe ele possa voltar. Imagine se ele for reeleito com tudo isso que apareceu, ele vai se glorificar, o FHC nos primeiros 4 anos não apareceu nada de corrupção comparado ao do governo Lula (não que tenha aparecido na época) e se aproveitou nos outros 4 anos que ficou. Imagine o Lula fez o que fez nesses 4 anos, o que não vai fazer-nos outros últimos 4 anos.
    Acorda não seje igual aqueles que votam no menos pior, sou a favor de dá chances a pessoas novas e não dar apoio a uma pessoa que mostrou não ser de confiança. Repito não seje daqueles que votam no menos pior. E se você estudou a historia do Brasil deve saber que não devemos dar apoio a nenhum tipo de corrupção.
    E para muitos que estão falando ai, não se iludam todo esse crescimento do governo lula já era programa de governo do FHC, o Lula só deu continuidade. Crescimento, engraçado o mundo inteiro esteve em crescimento nesses últimos 4 anos, e você pensa que o Lula mandou bem, o Brasil foi um dos paises que menos cresceu comparado a outros paises em desenvolvimento.
    Não podemos finge que não aconteceu nada no governo do Lula. Ai vem e me dizem que no governo do FHC também tinha, tinha e é exatamente por isso que eu votei no Lula. Temos que ser sempre contra o errado. O Collo errou e saiu, até antes do seu mandato termina (porque o povo é mais forte, temos que ser mais fortes). FHC só foi reeleito porque nos primeiros 4 anos o povo brasileiro vivia na enganação do real com o dólar, mais com certeza iria perde se pudesse candidatar-se novamente porque fez merda nos últimos 4 anos. E o PT do Lula nós traiu, sempre pregou a ética, dizia ser um partido totalmente contra a corrupção, e chegou na hora com o poder na mão fraquejou, devi sair!
    Temos que dar chance aos novos candidatos, não podemos ficar batendo na mesma tecla, se sabemos que essa tecla ta com defeito. Todos comparam o FHC ao Alckmin, são pessoas totalmente diferentes, do mesmo partido mais diferentes, tanto que o FHC não apoio o Alckmin na disputa pela canditadura com José Serra.
    Pensem bem, mudanças sempre trazem esperanças. Se o Alckmin não vai ser um bom presidente só o tempo para dizer, e garanto o povo tem força, pode tirar qualquer um, se o Alckmin não agradar tenho certeza que somos capazes de botar pra corre.
    SEJEM CONTRA O ERRADO SEM FAZER COMPARAÇÕES DO ERRO MAIOR COM O ERRO MENOR, ERROU TEM QUE PAGAR, SAIR, DAR CHACE A OUTROS. E parem de comparar números sempre vão ter números a favores e números contra, o que não podemos aceitar é que o Brasil creça com corrupção.

  30. outubro 22nd, 2006
    Manuel

    ANTES DE VOTAR ASSISTA O FILME:

    MUITO ALÉM DO CIDADÃO KANE

    Documentário de Simon Hartog produzido em 1993 pelo canal 4 da BBC. O documentário discute o poder da rede Globo e teve sua exibição proibida no Brasil.

    Baixe aqui o documentário na íntegra:
    http://www.midiaindependente.org/pt/blue  /2003/08/260618.shtml

    Para salvar clique aqui com o botão direito:
    http://www.midiaindependente.org/media/m uito_alem_do_cidadao_kane.avi

  31. outubro 26th, 2006

    Eduardo, voce é rídiculo e parte dos culpados que vão nos fazer aguentar mais quatro anos desse ******** governando o nosso país. Voce que teve oportunidade de estudar, e ve o quanto o governo tira do seu dinheiro a troco de nada, ainda tem coragem de virar e falar que vota no Lula?
    Voce deveria ser, no mínimo, inteligente e não jogar seu voto no lixo. Sim, eu acho um absurdo que o presidente do nosso Brasil nao sabe falar português e muito menos ingles (que é o mínimo necessário pra qualquer emprego descente hoje em dia), nao terminou nem o colegial e provavelmente nao sabe resolver uma equação do segundo grau. Para fazer parte da diretoria ou presidência de uma empresa, voce tem que estudar anos e anos, fazer MBA, pós, curso de gerenciamento, etc, mas pra ser Presidente do Brasil voce nao precisa nem ter completado o Ensino Médio. Essa é a realidade do nosso país.

  32. outubro 27th, 2006
    Bruna

    Olá, sou professora do ensino médio, e estou aqui para dar meu depoimento. Em 2002, eu votei no Lula para presidente, e errei, errei por vários motivos que vem se tornando públicos a cada dia. Certamente não devemos ter preconceito nem com pobres, nem com analfabetos, mas com todo esse emaranhado de corrupção sem limites e sem conhecimento maior, a conclusão que se tem é.. Se voce fosse dono de uma empresa, vc deixaria uma pessoa sem estudo ou seja lá o que for gerenciando-a?
    Eu jamais deixarei novamente, foram 4 anos de tempo perdido, onde o mundo teve um crescimento economico, e crescemos muito tb..muito pouco. Só se viu durante esse tempo, cpis, superfaturamentos, queima de arquivos, e distribuição de uma renda que compra a população pobre. Enquanto a classe média sofre com os aumentos de impostos, e a classe rural fali com sua política. Política essa que deveria saber que não é tirando dos que tem mais e dando aos que tem menos que se melhora um pais, e sim fazendo e dando oportunidades para os que tem menos poderem se igualar. Da forma que estamos indo, logo o resultado economico aparecerá, e aí muita gente já encheu o bolso de dinheiro e saiu do pais, com cidadania européia e tudo o mais.

  33. dezembro 24th, 2006
    Robson Filgueiras

    Não li todos os comentários mas gostaria de ressaltar dois deles. Muito bom o da Bruna na parte em que fala: “…foram 4 anos de tempo perdido, onde o mundo teve um crescimento economico, e crescemos muito tb..muito pouco” e tb: “…distribuição de uma renda que compra a população pobre”
    Muito bom tb o do FabMak: “Acho que comparar os dados de 2002, ano tenso de eleição, onde os investidores estrangeiros estavam com medo do “efeito Lula” é no mínimo tendencioso.”

    “Não apóio nenhum dos dois, nem FHC e nem Lula, mas deve-se tomar cuidado com a interpretação destes dados.”

    De fato número por si só não querem dizer absolutamente nada!
    Do contrário teríamos argumentos para defender o;
    - machismo (homens ganham mais q mulheres, logo são mais competentes afinal fatos são fatos!).

    - preconceito racial (brancos na média são mais bem sucedidos do que negros, logo a raça branca é superior a negra, afinal fatos são fatos!).

    Concluíndo. Olhar para os números (ou fatos) e esquecer toda uma conjuntura que os envolve é, como disse muito bem o FabMak, no mínimo, tendencioso!!!

  34. dezembro 26th, 2006
    Robson Filgueiras

    Outra coisa que vale a pena ressaltar é a atitude democrática do dono do blog que mesmo sendo defensor do governo Lula publicou críticas sem censura. Parabéns!

  35. outubro 31st, 2007

    Bah meu amigo historiador! sei que já se passou 1 ano, mas como internet é virtual, ao contrário da revista ou jornal que fica fazendo volume e é lido muito nenos do que a data de sua edição, eu espero que leia o que vou te dizer. Eu também sou professor de História, e fiquei muito triste quando tu te posicionaste da forma que foi, em outubro de 2006. Confesso que nao sei como eu reagiria nesta mesma data, mas tenho a certeza que nao me posicionaria com essa mesma certeza que tu tiveste. É muita responsabilidade de um professor, ainda mais de História, que coloca um político que mudou de posição, que para muitos, seria liberal como o Fernado Henrique. O Lula, o qual eu votei em todas eleições em que foi candidato a presidente, enfraqueceu o povo , pasme, enfraqueceu um setor que ele se promoveu: o sindicalismo. Enfraquecendo o sindicalismo em plena Revolução Industrial, e como professor de História, tu sabes que ainda estamos nessa revolução, que hoje a chamamos de revolução da informação, Lula garantiu a maior manipulação dessa mesma informações, podendo desunir uma classe que ele defendeu por muito tempo. Sei que hoje as coisas mudaram, e o imprecionante é que ele continua mantendo mais de 60% de popularidade. Viu como a informação é poderosa? É isso que eu quero enfatizar, em pleno século XXI que as pessoas com todo acesso que tem de informação, ainda acreditam que em um sistema capitalista, o social, ou melhor dizendo o povão terá alguma chance de conquistas. Revise seu conceito e faça uma viagem pela História, e me diga quando a elite, me refiro a burguesia, depois que esteve em voga, perdeu o poder. Lula é um personagem construído por essa elite. Por mais simples e persistente que ele possa ter sido, foi contruído pela elite, e aí acabou com estísticas comparativas com qualçquer outro governo anterior. desculpe a cinceridade, mas não quero ficar dentro da caverna, se é que me entende…

  36. fevereiro 7th, 2008
    Edward De Leonardis

    Lula nao pegou o Brazil da foma que o FHC pegou. Economia nao eh algo estatico, que podemos anilasar desta forma totalmente tendenciosa feita acima. Economia eh dinamica e um governo carrega as coisas boas e ruins dos anos passados. Lembramos, que desde a crise do petroleo de 1979, o Brazil se encontraca completamente individado e sem a possibilidade de avancar em qualquer sentido. Durante o governo FHC a economia Brasileira foi transformada. A taxa de crescimento de todos estes indice mudou para melhor. Dali pra frente, a tendencia eh melhorar cada vez mais. FHC prometu uma reforma fiscal e entregou. Ja o Lula, que nunca teve projeto economico para o pais chegou ao governo prometendo, entre um monte de outras coisas, uma reforma economica atraves de uma reforma politica, e nem isso ele entregou. Ele eh um picareta, isso sim. Sabe muito bem discurssar para o povo os dando esperanca enquanto apenas ele e seus “companheiros” relalmente melhoram de vida.

  37. fevereiro 22nd, 2008
    Marcel Tamo ai denovo

    Prezados Navegadores,

    Vejam só a Manipulação dos Dados são reais , e não é de hoje … desde 1984 que os govrernos manipulam si todas as informações… a maior prova disso são as pesquisa eeleitorais … todas furadas… Vejam o Lula apresenta apaenas dados, números… que são impossíveis de serem confrotados… sendo que a maioria são de instituições governamentias ou com participação governamental ( IBGE e PNUD e até o FMI - que sem dúvida nenhuma tem interesse em falar bem do Governo/país que Paga bem e certinho )ORa…
    sejamos inteligentes … porque os governantes, como o LUla por exemplo não discursa assim ( vejam as hidrelétricas, termolétricas, aeroportos, portos, estradas, chega a ser até brincadeira… as estradas, as hidrovias, as escolas técnicas, as universidades, os hospitais, os centros de pesquisas, os centros culturais… que eu fiz nestes quatro anos ) sabe porque ele não fala assim… porque tem que dar o endereço e ai meu amigo(a) não dá para mentir!! não é mesmo ??!!

    Abram os olhos e vejam mais do que ouçam…

    Tamo ai denovo no governo Lula:

    E esse post acima foi o melhor que eu vi até agora nesse site, é verídico, não tem números nem dados que confundem a cabeça dagente.

    É só o que tem de mais puro… a verdade

  38. abril 2nd, 2008
    Yuri

    Só a História poderá nos dizer se a gestão de Lula foi boa ou ruim (relativamente) e se realmente foi melhor ou pior (relativamente) que a de FHC. Conhecimento é adquirido com tempo, após alguns pucos anos saberemos responder essas questões mas facilmente.

    Na minha opinião, um jogador que marca “poucos” pontos em terreno desfavorável é melhor que um que marca “poucos” pontos em terreno favorável, principalmente quando o segundo utiliza das técnicas predecessoras. Isso e também o fato que os pontos marcados em terreno desfavorável têm mais valor que os marcados mas facilmente pelo fato da vantagem do terreno. Essa é minha lógica.

    Quando digo pontos me refiro ao contexto geral.

    Abraços a todos.

  39. maio 16th, 2008
    F@binho

    É inegavel Lula é o melhor presidenta da Historia!!!!!!!!

  40. maio 16th, 2008

    É de se admirar que estes pseudo intelectuais à la FHC, até hoje acreditam em tudo que a imprensa diz.
    Todos os dados relativos ao nosso governo estão simplesmente sendo filtrados pela imprensa.
    Quando visitei diversos páises, os comentários que eu tenho visto são: O que vocês estão fazendo é algo simplesmente extraordinário.
    A imagem que o Lula (Líder carismático, ele não é apenas um presidente e sim um grande chefe de estado) tem no exterior é totalmente diferente do que a imprensa manipuladora brasileira tenta passar.
    O Gigante adormecido está acordando e levantando, e os manipuláveis pela mídia deveriam buscar outras fontes de informação, que não seja os órgãos dominados pelas 5 famílias (donas da REDE GLOBO, VEJA, FOLHA DE SÃO PAULO, ESTADÃO, O GLOBO E OUTROS LIXOS)

    VIVA O NOSSO BRASIL, VIVA LULA

  41. julho 4th, 2008
    Kênia

    gente entrei nesta pagina procurando algo lula VS FHC, MAS ALGO CONSTRUTIVO pena que achei uma verdadeira luta, esperava mais……………
    algo que fosse utilizavel em uma redação por exemplo,,,,,,,,

  42. setembro 7th, 2008
    Edgar Araújo

    Entrei nesta página procurando informações para poder debater sobre as diferenças dos dois governos. E hoje, olhando tudo o que já aconteceu nos dois governos acredito que induvitávelmente o governo atual é superior. E não só um “continuador” do que já existia. Haja visto que não continuou com a campanha das privatizações.

  43. outubro 13th, 2008
    aa

    É revoltante observar que pessoas com instrução e uma aparente inteligência, como muitos que escrevem aqui, acham que o governo lula está ótimo.
    A maioria deve ser estudante ou algum trabalhador de mão-de-obra desqualificada, pois obviamente não deve participar ativamente da economia, e nem ter os pricípios morais e éticos como honestidade, trabalho duro, planejamento, etc.. passados pelos pais.
    Certamente se tivessem, jamais apoiariam um presidente que nunca fez NADA para a população brasileira de bom, implantou o maior esquema de corrupção que esse país já viu, e sempre é a vítima, só porque ele tem “carisma”.

    Se ENXERGUEM!

    Pq ninguem comenta que o lula foi radicalmente contra o plano real? Em vez de comparar quanto tava a cotação do REAL na época FHC x Lula, que tal transferir REAL por CRUZADOS NOVOS ou a moeda da época e ver onde estaríamos com essa crise toda…

    Que tal dizer que lula foi contra a privatização das ooperadoras de telefonia? Quem era um espermatozóide na época, e / ou por princípios babacas de seu professorzinho de colégio ou faculdade medíocre que vota no PT sempre, pergunte a ele como era e quanto custava na época antes de FHC, para adquirir uma linha telefônica…ou pior então, quando lançou o celular, e só havia a TELESP de operadora

    Como seria se o o infeliz FDP do Collor, cuja única boa ação foi “abrir od portos” para a importação, não fizesse isso e seguisse a recomendação do sempre-contra-tudo lula?quando a única opção do Brasileiro era comprar FIAT, VOLKS, CHEVROLET e ponto. um pior que o outro…

    O que mais me irrita é o fato da classe dos professores, que aparentemente a maioria são PT e sempre apoiaram o lula, justamente o único presidente que perpetua um preconceito contra o SABER, que glorifica a ignorância, em cada declaração sem sentido e nexo dada à ele na mídia.
    Não estou defendendo que presidente tem que ter diploma, não necessariamente. Mas os que tem não podem ser penalizados por isso, e foi com esse marketing que ele se elegeu e amebas ignorantes que nem a maioria aqui estão iludidos.

    Não vou nem comentar o quanto o Brasil é submisso aos países sul-americanos…Venezuela, Bolívia, Paraguai e agora Equador…Como permitir que uma empresa Brasileira de grande prestígio como a Petrobras (no caso Bolivia) seja invadida por militares e tomada a força, e depois vendida por preço de pinga (paixão nacional do qeuridinho lula)??
    O que aconteceria se fizessem isso com uma empresa americana?
    Todo mundo adora culpar os americanos por tudo, mas o Brasileiro muitas vezes é o idiota que toma tapa na cara e sái sambando achando que levou vantagem…Deveríamos responder com as forças armadas e que isso nunca mais se repita, pois o Brasil é a soberania sul-americana…enquanto isso o lula está em alguma praia em sua 18ª férias tomando uma caipora…puta que pariu!

    Não atribua o bom momento financeiro que sua família está passando, ao lula, ele não tem nada a ver com isso

    Pensem o seguinte, quando vc for roubado (certamente se não foi ainda será, vivendo no Brasil) que o bandido não tem culpa, afinal, o mal exemplo de corrupção e bandidagem vem da corja do PT, e claro, do nosso queridinho “sem facurdade” presidente (que já teve tempo de sobra de concluir um MBA 4 vezes se quisesse, mas aí ninguem iria votar nele)…

    RESUMO: O PRESIDENTE NÃO TEM NADA A VER COM CRISE ATUAL, E NUNCA SERÁ O RESPONSÁVEL SOZINHO POR MUDAR UMA NAÇÃO. QUEM FAZ ISSO É O POVO, COMEÇANDO POR NÃO JOGAR LIXO NA RUA, SENDO CIVILIZADO COM SEU VIZINHO, AMIGOS, NO TRÂNSITO, NA HORA DO TROCO ERRADO, DEVOLVA AO CAIXA, NÃO COMPRE FILMES PIRATAS, DÊ SETA AO MANOBRAR O CARRO, SEJA ÉTICO, HONESTO E TENHA AS ATITUDES CORRETAS.

    ESSA ÚLTIMA QUE ME ENVERGONHA DE TER UM PRESIDENTE APOIADO POR 80% DO BRASIL TODO, QUE NÃO SEGUE SIMPLES PRINCÍPIOS COMO ESSES.

    SE PUDESSE REELEGER O FHC EM 2002, COM CERTEZA EU FARIA…
    AGORA SÓ ME FALTA REZAR PARA A DILA ROUSSEF, A SOGRA DO BRASIL, NÃO GANHAR AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES!!

  44. outubro 13th, 2008
    aa

    CORREÇÕES DE PORTUGUÊS À PARTE, “DILMA ROUSSEF”.
    SÓ FALTAVA VOCÊS LULISTAS ME CORRIGIREM GRAMATICALMENTE NÉ?
    HAHAHAHA
    ISSO SERIA MUITO ENGRAÇADO

  45. outubro 27th, 2008
    Rengaw

    Realmente o Lula não fez muito para quem tem tempo de ficar discutindo política na internet, o buraco é mais em baixo, o Brasil que elege presidentes, não tem nada a ver com niguém daqui.

Receba Gratuitamente

    RSS, Meu site é engraçado!

Brasileiro

    Brasileiro

Associado a

  • StarBlogs
  • O BLOGO

Links

  • Anderssauro.com
  • HypeScience
  • Judão
  • O Velho
  • Portalcab.com