Linux Ubuntu é mesmo para seres humanos
Seres humanos que utilizam as tarefas básicas de um computador podem facilmente usar o Ubuntu. Há tempos, quando não consegui lidar com ele, a causa foi minha necessidade de desenvolvimento de páginas web. A diferença dos caminhos das pastas e de softwares me complicou muito.
Vamos para a histórinha. Alguém muito mal-intencionado jogou alguma merda no meu computador - voodoo? talvez. Num minuto eu estava no Windows. Fui reiniciar a máquina por um motivo qualquer e pã! Morreu.
Então corri para minha mÃdia (CD, para os menos espertos) do XP. O computador nem se dava ao luxo de identificar o CD quando estava iniciando. Lembrei de um Ubuntu, pedido via ShipIt - serviço de etrega gratuita de Ubuntu’s. Rodou, instalei, ok.
Foi um parto de dois dias para atualizar da versão 6.06 para a 7. sei lá o que. Não o download, esse levou 40 minutos para cada versão. O problema é que não tem como ir direto da 6.06 para a 7.xx. Mas, tudo bem.
Um dia usando e tenho diversas impressões sobre o Linux Ubuntu. Comentários negando a existência dos fatos que vou colocar, serão ignorados.
Linux trava. Em dois dias já travou umas três vezes. Travar de morrer. E nem sei onde fica o ctrl+alt+del. O jeito foi desligar manualmente.
Firefox é instável no Ubuntu. No windows o Firefox travava também, mas acontecia porque 20 abas estavam abertas ou uma aplicação daquela aberração de Java iniciava. No Ubuntu ontem, o navegador travou enquanto estava apenas no Gmail.
Skype, ou seja, instalar programas. Ainda é um pé no saco instalar programas no linux. Não adianta dizer para abrir o tal gerenciador. Algumas coisas não estão lá. O Google Earth consegui instalar só depois de descobrir uma linha mágica para executar na famosa Telinha Preta (sudo sh GoogleEarthLinux.bin).
Na página de download do Skype for Linux temos SETE opções. São pacotes de rotações por minuto, binary’s, para Fedora Core 3, 4 ou 5 e o escambau. Enquanto que na página for Windows há somente um botão Baixe Aqui, e pronto.
Por outro lado, o Linux oferece vantagens. Não se faz necessário instalar o pesadÃssimo Adobe Reader para ler PDF’s, por exemplo. Vem com mais jogos inúteis embutidos do que o Windows. E é muito mais seguro, porque pede senha pra tudo.
Finalmente cumpri minha promessa de usar Linux Ubuntu. A instalação é muito fácil, como eu havia falado e alguns não tinham escutado, mas quando você precisa de coisas especÃficas, a Tela Preta vai ser necessária.
Não tive que re-aprender a mijar. Mas isso aconteceu porque ao contrário de antes, hoje só preciso do Firefox para trabalhar. Agora tenho mais liberdade ainda. Nada a ver com linux, mas sim com minhas necessidades, que são perfeitamente preenchidas com um bom navegador de internet.
Com este artigo espero provar duas coisas. A primeira é que as pessoas vão dar menos importância. Não vai sair no Rec6, Linkk, etc. E não vai ter mais de 100 comentários em três dias.
A segunda é que opiniões mudam; e não há nada de errado nisso.
A vida segue e os sistemas operacionais continuam sendo religião. E como no Brasil 97% acreditam em Deus, pode ter certeza que parte de toda essa fé é transferida para a nobre causa da liberdade socialista do Linux.
Viva a sociedade alternativa.
__
Imagem dos cds gentilmente roubada do Bruno Alves.











Não adianta! Por mais vantajoso que seja, enquanto não houver um jeito mais fácil de instalar aplicativos, o Linux não vai chegar às grandes massas.
É preciso mudar isso com urgência… para TODOS os aplicativos, em TODAS as distribuições. Não é possÃvel que não tenha como padronizar isso.
Opa!!
Talvez esses travamentos que você tem enfrentado seja pela atualização do seu sistema de 6.06 para 7.04. Eu fiz uma instalação limpa do 7.04 e não tenho tantos problemas com travamentos. Eles acontecem sim, mas geralmente sou eu tentando rodar algo muito experimental
Bia, Concordo com você em gênero, número e grau. É necessário uma padronização entre todas as distros, para facilitar a vida dos usuários e também dos desenvolvedores. Ah, lembrando que além de se preocupar com várias distros, também existem várias interfaces gráficas com suas respectivas bibliotecas…
Mas eu acho que essa história de “dificuldade em instalar programas” muito exagerado. Existem várias formas diferentes, é verdade, mas é tudo uma questão de costume. Depois você fica mais agradecido :P. Se existe uma dificuldade em instalar programas, se resumem a duas palavras: compilação e dependências.
Linux Unbuntu eh massa… inda mais as varias areas de trabalho… E se colocar o pacote 3D fica muito bunito…
Gosto bastante do Unbuntu…
Se vai te fazer feliz eu posso ficar comentando de madrugada e deixar com 101 comentários xD
Legal que tu tentou o Ubuntu.
Recomendo que teste o Automatix nele(se é que já não testou)… Fica mais fácil pra instalar um monte de coisa(tipo skype, google earth, etc xP) sem ter que usar a linha de comando (que acho que só vai ter que usar pra instalar ele mesmo… mas é um sacrifÃcio válido).
E acho que quanto ao negocio de instabilidade é porque você fez upgrade de versão mesmo…
Atualizar sistema nunca foi muito indolor(nem com windows) xP
Recomendo que teste o Automatix nele(se é que já não testou)… Fica mais fácil pra instalar um monte de coisa(tipo skype, google earth, etc xP) sem ter que usar a linha de comando (que acho que só vai ter que usar pra instalar ele mesmo… mas é um sacrifÃcio válido).
Bem lembrado. Só faltou dizer que o site do Automatix é http://www.getautomatix.com
Ah sim, e não é necessário usar o terminal (a menos que você queira) para instala-lo, basta adicionar uma linha no sources.list. Ou baixar o pacote .deb e dar dois cliques nele.
Ops… é mesmo…
mas também é só digitar “automatix” no lugar da url do FF que ele acha sozinho xP(e viva a preguiça)
(Eu também podia dizer que era só pra ver se vocês estavam ligados.)
Pois é, viu viu Falow mau do Linux e tals, lero Lero…
Brincadeiras a parte, concordo com a Bia e com você, sempre esbarrei no problema de instalação. Embora no Ubuntu já seja muito fácil instalar novos aplicativos, uma coisa que faz o Linux ser odiado por muitos é a dificuldade na instalação de alguns aplicativos. Assim como você eu preciso basicamente do Firefox pra Trabalhar, então, muitas vezes passo dias a fio no Ubuntu, que diga-se de passagem anda muito bonito, leve e útil na sua última versão.
Acho que muitos encaram o Ubuntu como uma alternativa, pra que em casos, como o seu, socorrer quando o Windows abre as pernas
Abraços
Tentei o Ubuntu uma vez, mas não consegui configurar e AINDA NÃO CONSIGO configurar o meu modem nele.
[apelo]
É o 180U da Dslink ligado via USB. Se alguem souber, algum pró linux ativista ou algo parecido, quiser me ensinar aceitarei numa boa!
[/apelo]
no começo ele pareceu legal, mas não vejo a existencia do meu conputador sem a internet.
Olha só. Sempre que a Bia fala meia dúzia de marmanjos concordam. Chega a ser engraçado.
A verdade é que minha máquina está rejeitando sumariamente o Windows. Com certeza vou escrever um pouco mais sobre Linux daqui pra frente.
Esse Automatics veio mesmo a calhar. Achei até um programinha chamado CTRL+ALT+DEL pra criar esse atalho. Maravilha.
Automatix é coisa linda de Deus.
O legal é que tão sempre adicionando coisas novas e tal…
A maioria das coisas que eu tenho instaladas no ubuntu foram instaladas por ele xP
Não tenho paciencia de ficar entrando em site, nem nada..
Quando eu vi a foto dos CDs já estava pensando: lá vem ele falar um monte de merdas mas me surpreendi.
Sim linux trava. É bem raro na maioria dos lugares, mas por algum motivo ele está instável aÃ.
de qualquer forma, que bom que você não precisou reaprender a mijar.
abraço
Sugiro aos iniciantes e quem têm dificuldade com alguma instalação ou configuração no Ubuntu (como o Anderssauro) que se cadastrem em http://ubuntuforum-br.org/. Lá só tem fera com muita disposição em ajudar. Respostas rápidas e precisas.
Particularmente, não curto muito Linux por certas dificuldades que este nos impõe. A primeira é que, invariavelmente, você deve saber usar a famosa telinha preta.
Não gosto do Linux Gráfico, acho muito confuso.
Por isso ainda prefiro utilizar o WinXP, acho esse SO muito leve e estpável, sem brincadeira, fazem uns 2 anos ue tenho ele aqui no PC e nunca foi de ficar travando. Formatei meu micro recentemente pois eu fÃz asneira aqui…
Ainda não troco o Windows pelo Linux, ainda….
Qinda uso win2k. Quando ele não funcionar mais, e isto quase aconteceu outro dia, eu mudo pro Linux… Até lá… me dá preguiça só de pensar que tenho que reinstalar tudo até fazer o computador rodar redondo… Mudarei se for só por necessidade…
Noberto, beleza?
Você pode instalar em Dual Boot. E ficar usando o Linux de vez em quando para se habituar.
Aê parabéns… Já é um começo hehe.
uma vez meu irmão instalou o linux na minha maquina… achei interessante… apesar de q não tentei instalar nada e tal.. só uso planilha de texto e navegador mesmo!
mas o que mais gostei foi dos joguinhos inuteis!!!! ^^
Nunca instalei
mas pelo jeito é o jeito tb
estou com o mesmo problema.
Meu, eu adoraria começar a brincar com o Ubuntu.. até baixei a versão 7.. mas nem coisas minimas como acessar a web via wi-fi eu consigo e ai eu desanimo geral…
Rafael, na verdade, não é difÃcil, apenas diferente.
Uso os dois com freqüência e tenho sempre que me lembrar disso.
Várias vezes tento fazer no Windows o que faria no Linux (já que uso mais o Linux e estou mais acostumado com ele) e acabo quebrando a cara.
Tudo que você falou pode ser feito pela interface gráfica, basta saber como.
Agora, por exemplo, estou usando o XP e acabei de tentar copiar e colar um texto usando somente o mouse (coisa normal no Linux, mas no Windows não vai funcionar).
Abraço.
O problema do linux, tanto ubuntu, Kurumin, knoppix e Conectiva, é que nem com reza braba dá pra instalar um modem discado Motorola SM56!
Até vi um tutorial, mas tinha que ser de Betelgeuse pra conseguir fazer isso.
Opa!
Como ja de se esperar eu iria comentar…
Eu participei de parte dessa novela (e até um pouco antes dela… rsrsr).
Então…
Pelo que pude perceber o Linux atenderam suas necessidades (mesmo ainda querendo a “inspiração” do Office 2007, juro! morrir de rir ou ler isso…).
Então vamos aos problemas que você falou… Desculpe se eu parecer um nerd idiota falando de 6 por meia duzia, mas temos que deixar algumas coisas claras…
o Linux trava? Sim! Mas não se for o estável, pois quando é dito Linux todo mundo encara como todo SO, mas falo como o kernel, se tiver um kernel estável ele nunca irá travar, ou não deveria. Ai seria um bug a ser corrigido com Patch (isso acontece bem menos no Linux.), mas falo isso pq geralmente os travamentos se dão a outros softwares que por sua vez travam a sessão do gerenciador de janelas que vc ta usando. Geralmente Gnome ou KDE. Nada que um Crtl+Alt+backspace não resolva. (ele derruba o Gerenciador). Falo isso pq o processo trava, mas o LINUX ainda está rodando sem problemas e o processo pode ser matado e reinicializado normalmente…
Firefox é instavel no Ubuntu?
Todos softwares tem suas instabilidades, mas dizer que ele é instavel aqui ou ali é estranho… pois ele é o mesmo software, então o problema pode está associado a outros fatores de sua maquina.
Quando reclama de não poder atualizar versão, me diz uma coisa…
Conseguirá atualizar seu XP pro Vista? (Desculpe, não resisti).
Então! Missão cumprida amigos ativistas… Ele está do nosso lado agora… rsrsrsr
Pow, onde ta o negocio de inspiração do office 2007, essa eu perdi o.o’
Bom ponto esse do kernel, sempre esqueço disso. É o costume de usar o XP x.x
PS: não comento mais depois de ti, Gomes, o Slonik ficou com ciúmes no outro post.
Opa! auehauhea
A onda do Office 2007 espera que o Slonik fala sobre… Foi uma conversa que tive com ele no Gtalk!
Ah! kernel… todos esquecem dele…
Ciumes? Esse meu xará está me saindo muito “estranho”…
Testei o Ubuntu a pouco tempo e também tive problemas com travamentos, vale lembrar que eu t usando o 7.04 (sem ser de atualizações) e posso dizer que tive quase os mesmos problemas, sendo que eu só não uso ele “pra valer” porque os softwares equivalentes do linux são muito fraquinhos se comparado aos do win, pra gravar CD você tem três ou quatro opções bem chinfrinhas se comparadas ao Alcohol ou até mesmo o nero. Quando a questão é aceleradores de downloads você não tem nenhum aos pés do Orbit.
Parece que lá alguns softwares equivalentes são mesmo só pra dizer “toma tem só esse aÔ.
Por causa dessa e de outras necessidades eu vou deixar por enquanto em dual-boot.
Samuel…
É nessas ocasioes que você pode tentar rodar o software que você quer pelo wine.
Wine(caso você não saiba) cria um ambiente que permite a execução de .exe
Eu, por exemplo não vivo se uTorrent, e não suporto o XChat, então eu rodava o uTorrent e o mIRC pelo wine numa boa.
Tenta fazer isso ai… e se não der certo, espera que eles sempre tão melhorando o wine e mais tempo ou menos tempo ele vai rodar os seus programas favoritos. (da de instalar ele pelo automatx também)
Opa! Daqui a pouco aqui se torna forum de duvidas… aehauheau
Sim!
Ainda programas Desktop tem algumas limitalções, nada que o tempo não resolva…
Gravação de CD? O que mais precisa além de gravar o mesmo… k3b e até o Nero! Qual o problema?
Obrigado,
Pois é…. eu até tinha tentado postar um link pro cara do modem DSLink 180U, mas acho que o anti-spam não gostou xP
Parem de ser ingenuos. Nas Casas Bahia:
Esse computador vem com linux senhora.
Ah. E ele trava?
Nunca! Qualquer problema eh soh dizer pro kernel.
O problema dos evangelizadores de linux eh sempre o mesmo: acham que todos entendem termos tecnicos. Facam-me um favor hein.
E complementando: o wine eh uma mherda. Tentei instalar o gerenciador de downloads do megaupload e soh da erro.
(Sem acentos porque estou no Ubuntu livecd)
aahuahahahuauhahu
Como eu disse, wine não é perfeito…
Tem uns macetes pra fazer algumas coisas funcionarem, mas nunca tive paciencia pra isso.
Quanto aos acentos…. se não me engano F3(Eu sei que é algum F, tem um menuzinho na parte inferior com algumas opções, tipo, driver de placa de video, lingua, teclado) no menu do boot da de escolher o teclado, e também da de mudar com o SO rodando, mesmo no livecd.
Ahh, quanto ao negocio das casas bahia, o cara pode falar:
Trava, mas pelo menos reinicia mais rapido, só apertar ctrl+alt+backspace, botar o nome de usuario e a senha denovo.
assim fica melhor?
Opa! Tem o Cedega (Pago) que é bonzinho… pelo menos pra jogo…
gerenciador de download? tem extensões do Firefox que fazem isso por ti…
Parece que nao acompanha esse blog cara. Com a net virtua o unico gerenciador que traz downloads em 250kb e o do megaupload.
Ja testei uns aqui e nenhum serviu.
Eita! Eu não Leio todos os posts não!
Faço aquela “leitura dinâmica” sabe?
Fica dificil com uns 100 feeds e ainda 20 a 30 chamados por dia aqui no serviço…
Rafel Slonik, já testou o Orbit? Procura no google e faz um teste.
Mas de qualquer forma eu também testei o wine, ele não rodou o Grabber de links do Megaupload, necessário pra baixar o Heroes, xD, sem falar que Wine é confuso e com uma ajudinhada da falta de custume com a estrutura de pastas do Ubuntu fica uma maravilha…
Ah sim, Orbit é pro win viu xD…
Lendo tantos comentários dá vontade de voltar, depois eu dou uma passada lá no Ubuntu.
O Wine é uma faca de dois gumes.
Samuel. Baixe via Bittorrent, não seja vÃtima desses sites de hospedagem de arquivos carrascos :P.
Finalmente consegui fazer o windows funcionar!
Graças!!
Sem querer ser chato, mas o windows limpo é bem mais rápido que o ubuntu limpo. Principalmente o Firefox.
Claro amigo Xará!
Coloca o Ubuntu sem nada e vai ver a diferença… hehehe
Normal…
Rafael, de uma visitada rápida ao Livre Pensamento e veja 3 textos sobre o Pinguim… creio que você vai gostar…
FALOW !
Aff… que coisa mais idiota este texto…
O linux não foi feitos para os ignorantes! é preciso saber pelo menos o basico e ter alguma logica. pois mesmo no windows as pessoas ainda nao sabem onde colocaram a foto q recebeu do msn igamina no linux entao q nao foi feito para essas pessoas.
Eu sou da seguinte opiniao o linux nao é dificil de utilizar tanto nao é que minha namorada nunca tinha mexido com computador e eu ensinei ela a utilizar o ubuntu e ela faz tudo oq precisa entra no orkut, msn, skype, descarrega a cam digital, pen drive, faz trabalhos e tudo mais… ela faz pq ela aprendeu a pensar! pq no windows vc nao precisa fazer isso… por isso a grande massa utiliza ele…
o linux trava se for mal configurado!
eu realmente nao queria que o linux chegasse a grande massa gostaria que ficasse restrito as que gostam de pensar… =)
São pessoas como vc que fazem a imagem do linux ficar cada vez pior.
Eu não acho que seria a melhor opção pensar dessa forma.
Será mesmo que sua namorada consegue instalar uma camera de video através do codigo fonte do SPA (acho que é esse…)?
Então… Acho que o linux está muito bom, mas ainda falta muito para “tomar” o lugar do windows EM DESKTOP, pois servidores… isso já foi…
Então seria bom vc abrir essa sua mente xiita e aceitar que existem pessoas que ainda não “acordaram” ou simplesmente não querem… escolheram a pilula errada somente…
Esse seu ultimo comentário foi deprimente… Espero que nem todo linuxeiro seja que nem vc…
Não seja prepotente por ser melhor, apenas seja melhor…
Concordo com o Gomes.
Tem também o negocio de ter dificuldade de aprender.
Não é só porque tu sabe que todo mundo devia saber.
Além do mais, não tem nada de mentiroso no post.
O negocio de ter 3481234198741 versões de um aplicativo, uma para cada distro realmente é problematico.
Confesso que nunca sofri muito disso por causa do Automatix(vou começar a cobrar cachê deles de tanto que eu falo).
Mas é a realidade. Não adianta ficar negando, só vai ajudar a manter a imagem de que todo Linuxeiro é xiita e cabeça dura.
Sim! O codigo é aberto, mas é a mente?
Meu Deus!!! Esse tal de Frederico (do comentário 42) é a personificação da palavra “arrogância”. Esse idiotinha, muito provavelmente, deve ser daqueles usuários que acham que todos os usuários de Windows tem dois neurônios, que adoram falar mal da Microsoft (ou Micro$oft, como eles adoram dizer), que falam para usar windows quando tem pessoas com dificuldades de usar o SO do Pinguim, que não suportam o fato de ter pessoas que prefiram Windown ao Linux (ora, tem gente que prefere o Linux ao Windows, por que não o contrário?), em outras palavras, são os tÃpicos OpenXiitas. Enfim, são as frutas podres. Graças a Deus são parca minoria, e essas frutas podres não estragaram o cesto, para a felicidade do Rafael Gomes =D.
Na minha opinião, o maior problema do Linux não é nem tanto o fato dele ser complicado de usar, ou de a instalação dele ser complicada. O maior problema é não existir um pacote de escritório decente. O OpenOffice, perdoem-me a franqueza, é uma BOSTA, e o BrOffice é ainda pior, estão distantes muitos anos-luz do Office da MS. Se o pessoal a favor do SL quer ver o pessoal usando o Linux e demais SL, que pare de mexer no Linux e que façam um pacote de escritório bom, assim como fizaeram com um certo browser.
Os SO’s baseados em GNU/Linux são amigáveis, mas eles escolhem seus amigos…
QRO SABER SE INSTALAR O UBUNTU NO WINDOWS XP SE VOU CONSEGUIR PEGAR MINHA COMUNIDADE DO ORKUT DE VOLTA.
ola …
sou novo no mundo linux gostaria de saber como ele confiona …
meu nao aguento mais ler tutorias to ficando doido
como eu intalo determinado programa sendo que ele nao intala estençao ( exe )
tem mais por fazor vc poderia me add no msn … e tirar as minhas que tenho sobre ele …
eu trabalho em LAN e estol praticamente o dia todo online …
tenho porguntas como e presizo placa de aceleraçao de video GF para ativar os efeitos da area de trabalho .?
e nao repetindo a perguta quero intalar programas e configurar rede
tipo colocar o servidor da loja com o linux
mais como eu vo intala o programa da loja ele nem deixa exucutar estençao ( exe )
coloque o linux no meu conputador a pouco tempo ser de 3 dias a a contar da data dese recado … agradeseria que me ajudase
desde ja Obrigrado e o meu MSN
alcir200@hotmail.com
É deprimente como certas pessoas que indispostas ao aprendizado, submetem os olhos alheios à tantas asneiras. A questão do uso do Ubuntu é muito mais conceitual do que propriamente técnica. Se você é um alienado do Windows, desculpe, novos horizontes estarão restritos a ponta do seu nariz. Quer aprender? Leia, ouça, informe-se. Use um pouquinho só, este órgão que Deus te deu, chamado cérebro. Talvez, as coisas possam caminhar mais fáceis.