Clique aqui e conheça um blog em extinção

Os vegetarianos que tem dó dos bichos

Mas que picanha eu vejo alí

Uns babacas mataram um cachorro a pauladas no litoral do Rio Grande do Sul, filmaram e colocaram o vídeo na internet. Rapidamente a polícia dos desocupados encontrou o perfil dos caras no orkut e o escambau. Os caras foram indiciados por maus-tratos a animais e podem pegar até um ano de prisão com extensão de até um terço da pena.

Este assunto rendeu pano pra manga no twitter, no qual as pessoas chingaram os caras até a décima geração, não era pra menos. O Alessandro Martins então postou no twitter o seguinte:

LOL

É um assunto a se discutir. Com um twit do Alessandro fui até um blog que escreveu sobre isso, e neste post o Alessandro comentou:

“O que escrevi é apenas uma narrativa, muito curta, provavelmente fictícia. Embora provável.”

Não há ligação entre comer carne de vaca comprada no supermercado e matar um cachorro a pauladas. É simples. Só que minha implicância já estava ligada, e ao ler o comentário de um outro sujeito dizendo que a evolução humana criou condições para que não necessitassemos mais de carne, lá fui eu tecer um comentário, e como ficou grande, eu trouxe para cá. Leia abaixo:

Conquista da evolução humana? WHAT THE FUCK?

Esse assunto ou acaba numa bela discussão regada a chingamentos pessoais ou acaba no marasmo do “cada um faz o que quer da sua vida”.

Tenho a certeza que matar um cachorro cruelmente por diversão e ainda publicar o vídeo é extremamente pior que matar uma vaca pra comer. E não adianta dizer que matar vaca na Índia é um absurdo, porque estamos no Brasil, e o fato aconteceu no Brasil. Azar dos chineses comedores de cachorro e indianos adoradores de vacas. A moral que deve ser analisada aqui é aquela inserida na cultura do brasileiro, e não de outros países do mundo.

As pessoas que não comem carne porque os bichos sofrem são produtos do sistema de vida atual. Antigamente a caça de animais para alimentação era necessária para manter as pessoas vivas. Não havia qualquer tipo de medo ou pena em meter a faca no pescoço de um animal, rasgar a pele dele e ver sangue jorrar, com ele ainda vivo. Isso era necessário. A sociedade evoluiu e dividiu as tarefas, hoje as crianças nascem e comem um McDonnalds sem saber como diabos o pão é feito e como a carne aparece no pão com aquele formato redondo e com gosto bom. Aí quando veem uma cena de animal sendo abatido acham a coisa mais chocante do mundo.

Eu dou graças por a humanidade ter um bom tanto de pessoas sem esses nojinhos, sim, porque no fundo é um nojinho de ver animal morto, assim podemos ter quem limpe e vista nossos cadáveres.

Postado em por rslonik

24 Comentários to “Os vegetarianos que tem dó dos bichos”

Igor Thiago 2/7/2009 às 11:41 pm

Estava a jogar twittadas ao vento na manhã de ontem, matar é matar, achei repudiante o vídeo daquelas pessoas dando pauladas no cachorro.
Mas diariamente pessoas são mortas e ao ouvirmos a notícia só dizemos: pqp, morreu mais um.
Todo o estardalhaço se dá ao fato de não querermos passar por cruéis sem coração que vimos um pobre animal sendo morto sem nenhuma razão e nem ligamos; cruel foi sim, eu empalaria aqueles rapazes com o pedaço de madeira na qual mataram o cachorro só por diversão, mas não os mataria.
A menos que eu estivesse afim de dar um churrasco, daí não vejo mal nenhum em mata-los, ia matar um boi também. Tem gente que prefere carne bovina.

Igor Thiago 2/7/2009 às 8:41 pm

Estava a jogar twittadas ao vento na manhã de ontem, matar é matar, achei repudiante o vídeo daquelas pessoas dando pauladas no cachorro.
Mas diariamente pessoas são mortas e ao ouvirmos a notícia só dizemos: pqp, morreu mais um.
Todo o estardalhaço se dá ao fato de não querermos passar por cruéis sem coração que vimos um pobre animal sendo morto sem nenhuma razão e nem ligamos; cruel foi sim, eu empalaria aqueles rapazes com o pedaço de madeira na qual mataram o cachorro só por diversão, mas não os mataria.
A menos que eu estivesse afim de dar um churrasco, daí não vejo mal nenhum em mata-los, ia matar um boi também. Tem gente que prefere carne bovina.

Heloisa 3/7/2009 às 5:33 pm

Eu sou vegetariana e acho que a resposta pra essa pergunta do título está implícita no próprio post:

“Antigamente a caça de animais para alimentação era necessária para manter as pessoas vivas. Não havia qualquer tipo de medo ou pena em meter a faca no pescoço de um animal, rasgar a pele dele e ver sangue jorrar, com ele ainda vivo. Isso era necessário.”

Era necessário.

Heloisa 3/7/2009 às 2:33 pm

Eu sou vegetariana e acho que a resposta pra essa pergunta do título está implícita no próprio post:

“Antigamente a caça de animais para alimentação era necessária para manter as pessoas vivas. Não havia qualquer tipo de medo ou pena em meter a faca no pescoço de um animal, rasgar a pele dele e ver sangue jorrar, com ele ainda vivo. Isso era necessário.”

Era necessário.

anselmo 3/7/2009 às 5:49 pm

É a cultura do “O que os olhoes não vêem…”
Já pensou se fizerem campanha para que a embalagem de bacon venha com uma foto de porco recém-abatido?

anselmo 3/7/2009 às 2:49 pm

É a cultura do “O que os olhoes não vêem…”
Já pensou se fizerem campanha para que a embalagem de bacon venha com uma foto de porco recém-abatido?

Wagner 4/7/2009 às 6:03 pm

A primeira coisa que sempre falo antes de debater algum assunto é: LEIA e se INFORME sobre ele para poder discutir. É evidente que quem escreveu este post não possui nenhum conhecimento sobre a história da alimentação humana.
1o – Proporcionalmente falando, antigamente se comia MENOS carne que nos dias atuais. Só para ter uma idéia, apenas 30% da população mundial come carne. Isso prova que o consumo da mesma não se dá como obrigatório, o contrário do que muita gente afirma.
2o – Não podemos tratar essa questão restringindo-a à nossa cultura e território. É óbvio que no Brasil se tem o costume de comer carne, mas a discussão estrapola o ato de se colocar ou não um bife no prato. Além de estarmos num processo de globalização cada vez maior (vide este blog que possui mais de 70% de notícias ligadas ao plano internacional), a cultura onívora prejudica grande parte da economia, alimentação e principalmente o meio ambiente, o aquecimento global por exemplo. Esses problemas não se limitam ao Brasil, avançam em escala global, fazendo com que a India que não come carne de vaca, por exemplo, sinta os efeitos do aquecimento global (causado em grande parte pela criação de gados e suinos do Brasil).
3o – A violencia contra animais é crime e a frase de Alessandro Martins toma sentindo quando questionamos: “aqueles homens que mataram o cachorro, se o comessem, teriam sido punidos?”. A resposta: NÃO, pois matar um animal para saciar a fome não constitui crime. O que justifica a hipocrisia das pessoas de condenarem os rapazes pelo ato, mas que julgam-os comendo um pedaço de bife, o qual veio de uma vaca que sofreu uma violencia igual ou maior que a do cão.

Wagner 4/7/2009 às 3:03 pm

A primeira coisa que sempre falo antes de debater algum assunto é: LEIA e se INFORME sobre ele para poder discutir. É evidente que quem escreveu este post não possui nenhum conhecimento sobre a história da alimentação humana.
1o – Proporcionalmente falando, antigamente se comia MENOS carne que nos dias atuais. Só para ter uma idéia, apenas 30% da população mundial come carne. Isso prova que o consumo da mesma não se dá como obrigatório, o contrário do que muita gente afirma.
2o – Não podemos tratar essa questão restringindo-a à nossa cultura e território. É óbvio que no Brasil se tem o costume de comer carne, mas a discussão estrapola o ato de se colocar ou não um bife no prato. Além de estarmos num processo de globalização cada vez maior (vide este blog que possui mais de 70% de notícias ligadas ao plano internacional), a cultura onívora prejudica grande parte da economia, alimentação e principalmente o meio ambiente, o aquecimento global por exemplo. Esses problemas não se limitam ao Brasil, avançam em escala global, fazendo com que a India que não come carne de vaca, por exemplo, sinta os efeitos do aquecimento global (causado em grande parte pela criação de gados e suinos do Brasil).
3o – A violencia contra animais é crime e a frase de Alessandro Martins toma sentindo quando questionamos: “aqueles homens que mataram o cachorro, se o comessem, teriam sido punidos?”. A resposta: NÃO, pois matar um animal para saciar a fome não constitui crime. O que justifica a hipocrisia das pessoas de condenarem os rapazes pelo ato, mas que julgam-os comendo um pedaço de bife, o qual veio de uma vaca que sofreu uma violencia igual ou maior que a do cão.

Jr 5/7/2009 às 5:59 pm

A parte em que tenho um ponto em comum com vegetarianos se limita à questão da sustentabilidade.

Mas pensem bem, a indústria alimentícia, pecuária e afins lucra bilhões anualmente através da exploração animal. Alguém ainda acha que as grandes indústrias por trás disso vão deixar de lucrar por dó dos animaizinhos? Se alguém sustenta essa crença, pode sair abraçando as pessoas na rua e cantando alegremente pelos quatro cantos, porque eu não acredito.

Acho que essa transição de dependência da exploração animal compete (talvez) aos engenheiros de alimentos ou alguma área similar. Por que? Se pensam em substituir os alimentos de origem animal, acredito ser necessário alcançar o mesmo sabor, textura, coloração, etc. por meio do desenvolvimento das novas fontes alimentícias.

Ah, e por favor, poupem-nos dos vídeos produzidos para chocar as criancinhas. Vi um bovino aberto aos 7 anos e vivi para contar a história. O último trecho do Rafael ilustra bem essa idéia de redoma de vidro em que a maioria é condicionada a viver dentro.

Jr 5/7/2009 às 2:59 pm

A parte em que tenho um ponto em comum com vegetarianos se limita à questão da sustentabilidade.

Mas pensem bem, a indústria alimentícia, pecuária e afins lucra bilhões anualmente através da exploração animal. Alguém ainda acha que as grandes indústrias por trás disso vão deixar de lucrar por dó dos animaizinhos? Se alguém sustenta essa crença, pode sair abraçando as pessoas na rua e cantando alegremente pelos quatro cantos, porque eu não acredito.

Acho que essa transição de dependência da exploração animal compete (talvez) aos engenheiros de alimentos ou alguma área similar. Por que? Se pensam em substituir os alimentos de origem animal, acredito ser necessário alcançar o mesmo sabor, textura, coloração, etc. por meio do desenvolvimento das novas fontes alimentícias.

Ah, e por favor, poupem-nos dos vídeos produzidos para chocar as criancinhas. Vi um bovino aberto aos 7 anos e vivi para contar a história. O último trecho do Rafael ilustra bem essa idéia de redoma de vidro em que a maioria é condicionada a viver dentro.

Thiago Arantes 14/7/2009 às 5:08 pm

Eu nunca matei uma vaca e nem nunca vi matarem uma, mas nem por isso morri até hoje por não comê-las. Aplique o exemplo para qualquer outro animal dito “comestível”.

Matar animais quando se era necessário, vá lá, mas hoje o hamburguer de carne ou o hamburguer vegetariano resolveriam o problema da pobra criança, mas com o vegetariano estaríamos fazendo do mundo um lugar um pouco mais justo para todos. TODOS.

Seu blog é muito bom! Tá assinado no meu feed :)

Thiago Arantes 14/7/2009 às 2:08 pm

Eu nunca matei uma vaca e nem nunca vi matarem uma, mas nem por isso morri até hoje por não comê-las. Aplique o exemplo para qualquer outro animal dito “comestível”.

Matar animais quando se era necessário, vá lá, mas hoje o hamburguer de carne ou o hamburguer vegetariano resolveriam o problema da pobra criança, mas com o vegetariano estaríamos fazendo do mundo um lugar um pouco mais justo para todos. TODOS.

Seu blog é muito bom! Tá assinado no meu feed :)

Gabriel Roque 23/7/2009 às 11:33 pm

Eu acho muito simples. Imagine, se você fosse parar em um lugar qualquer em que apenas tivesse carne para comer, você morreria de fome?
Também imagine-se no meio de uma floresta, nela você da de cara com um urso, ele está faminto e tenta te atacar, (é uma hipótese claro, não precisa ser exatamente um urso) ele é carnívoro, e te matará por instinto. Existem animais que comem carne, os que comem ortifrutigrangeros e os comem os dois tipos. Sendo assim, se não fosse natural do ser humano comer carne, nenhum de nós teríamos o tal do dente canino.

E sobre o fato de ser crueldade matar um cachorro por diversão… eu concordo, é crueldade até mesmo dar um soco em alguém que não pode se defender. Mas mesmo assim eu duvido existir alguém aqui que nunca matou um inseto! insetos são animais, porque eles não se enquadram neste padrão de crueldade também?
Eu mataria um coelho, uma galinha ou algum outro animal para me alimentar, não vejo mal nenhum nisso, mas o fato que diferencia o cachorro dessa história é que eles são ditos como amigos, são os animais que mais são capazes de criar um fato afetivo com o ser humano, e isso é tudo uma questão cultural. Se você fosse criado em uma tribo canibal não veria mal nenhum em comer carne humana? Na verdade, nem sei porque ninguém come nossa carne depois que morremos… se eles tiram os órgãos para doação, se alguns mandam cremar, que al faria come-los?

As pessoas querem muito criar moda e discussões.
Eu concordo… pra mim vegetarianos são frescos.
Não é porque como carne animal que sou menos racional do que eles.

Gabriel Roque 23/7/2009 às 8:33 pm

Eu acho muito simples. Imagine, se você fosse parar em um lugar qualquer em que apenas tivesse carne para comer, você morreria de fome?
Também imagine-se no meio de uma floresta, nela você da de cara com um urso, ele está faminto e tenta te atacar, (é uma hipótese claro, não precisa ser exatamente um urso) ele é carnívoro, e te matará por instinto. Existem animais que comem carne, os que comem ortifrutigrangeros e os comem os dois tipos. Sendo assim, se não fosse natural do ser humano comer carne, nenhum de nós teríamos o tal do dente canino.

E sobre o fato de ser crueldade matar um cachorro por diversão… eu concordo, é crueldade até mesmo dar um soco em alguém que não pode se defender. Mas mesmo assim eu duvido existir alguém aqui que nunca matou um inseto! insetos são animais, porque eles não se enquadram neste padrão de crueldade também?
Eu mataria um coelho, uma galinha ou algum outro animal para me alimentar, não vejo mal nenhum nisso, mas o fato que diferencia o cachorro dessa história é que eles são ditos como amigos, são os animais que mais são capazes de criar um fato afetivo com o ser humano, e isso é tudo uma questão cultural. Se você fosse criado em uma tribo canibal não veria mal nenhum em comer carne humana? Na verdade, nem sei porque ninguém come nossa carne depois que morremos… se eles tiram os órgãos para doação, se alguns mandam cremar, que al faria come-los?

As pessoas querem muito criar moda e discussões.
Eu concordo… pra mim vegetarianos são frescos.
Não é porque como carne animal que sou menos racional do que eles.

pguarner 21/12/2009 às 3:30 am

Na minha opinião comer carne é necessário para a saúde, sem excesso é claro. Tratar bem todos os animais deveria ser um dever, mesmo matando-os para comer. Não é pq uma vaca vai ser morta para servir de alimento q precisa ser maltratada. Os cães ñ sao usados como alimento aki no Brasil, só defendo sua morte em caso de ameaça a vida de pessoas pelo cão numa comunidade. Moscas tambem são ameaças a vida, assim como mosquitos e qualquer inseto q se multiplica demais.

pguarner 21/12/2009 às 12:30 am

Na minha opinião comer carne é necessário para a saúde, sem excesso é claro. Tratar bem todos os animais deveria ser um dever, mesmo matando-os para comer. Não é pq uma vaca vai ser morta para servir de alimento q precisa ser maltratada. Os cães ñ sao usados como alimento aki no Brasil, só defendo sua morte em caso de ameaça a vida de pessoas pelo cão numa comunidade. Moscas tambem são ameaças a vida, assim como mosquitos e qualquer inseto q se multiplica demais.

Fani 5/12/2010 às 10:46 pm

Eu acho que aqueles que são vegetarianos não deveriam comer absolutamente nada de origem animal, uma vez que eles tem piedade dos animais que são mortos para servir de alimento deveriam ter piedade das galinhas e do gado produtor de leite!
Não acredito que seja saudavel, sobretudo para uma criança, viver sem se alimentar de produtos de origem animal, e não me refiro somente a carne, já que os vegetarianos teimam em esquecer que leite e ovos também são produtos de origem animal! Já li artigos científicos onde se descreve a importância dos produtos de origem animal para o desenvolvimento do sistema nervoso.
Aproveitando que vocês vegetarianos não utilizarão nenhum produto de origem animal evitem também utilizar medicamentos quando estiverem doentes, lembrem-se que eles são testados em animais antes de irem para as prateleiras das farmácias.